Óculos de FPV a baixo custo
Com o interesse constante no FPV e principalmente no FPV de proximidade (racing/Acro, etc) os óculos têm sido cada vez mais populares como meio de visualização do stream de FPV (FPV é First Person View, ou visão na primeira pessoa), os óculos permitem uma experiência mais imersiva e mais facilidade em conseguir perceber a distância a objectos próximos.
Existem neste momento 2 tipos de óculos de FPV, os do género dos Fatshark, Skyzone, Boscam que usam micro ecrãs e são muito pequenos e leves com uma grande vantagem na portabilidade e os que usam ecrãs de fpv com uma caixa externa.
Os primeiros tipicamente são sempre mais caros já que a tecnologia que usam também é mais cara, os segundos já se conseguem encontrar por volta dos 60€ e não têm nenhuma grande desvantagem tirando o facto de serem maiores e menos portáteis.
Uns dos óculos que recentemente tive oportunidade de usar e comparar com os meus Fatshark Dominator V3 foram os Eachine VR-007 e fiquei bastante surpreendido pela sua qualidade, uma das coisas que mais me impressionou foi o peso, não os pesei na balança mas arrisco-me a dizer que não são mais pesados que os fatshark dom v3, outra o facto de terem duas baterias possíveis de serem carregadas no terreno por um powerbank USB, sendo que cada bateria tem um autonomia de mais de 1h, que por si só já não é nada mau.
Outra questão bastante boa é o receptor que já tem 40 canais e raceband e ainda ser muito fácil de trocar de canal (nos meus fatshark de quiser trocar de banda tenho de andar sempre a abrir a tampa que aloja o módulo, nada prático… ).
Pontos negativos:
– Não existe indicação nos óculos da Banda e canal no qual o receptor está sintonizado.
– Resolução do ecrã não é tão boa como os melhores óculos de fpv, ainda assim muito aceitável pelo seu baixo preço.
– Nem todas as pessoas gostam de ter um ângulo de visão tão grande (o FOV é maior que os fatshark)
– Lentes Fresnel não permitem afinação, o que pode não ser ideal para todos.
Pontos Fortes:
– Quando chegam estão prontos a usar não existem fios a soldar nem nada a fazer.
– Leves e confortáveis de usar
– Preço super baixo para um kit que até já inclui 2 baterias
– Possibilidade de carregar as baterias por USB facilmente em qualquer lado
– Receptor com boa sensibilidade e com 40 canais.
Link de venda: http://j.mp/2007IX0
Reviews em vídeo:
Outras opções que valem também a pena falar são os DIY Quanum V1 e V2, sendo que os V1 são basicamente o mesmo que os VR 007 apenas com ligeiras vantagens (capacidade de usar várias lentes fresnel diferentes já incluidas nos óculos e ajustar a distância ao LCD).
Os V2 são outra opção sendo que são em termos práticos os melhores desta gama mais baixa, capacidade de usar o LCD sem os óculos, resolução mais elevada em comparação com todos os outros modelos que acima citei e também a possibilidade de usar lentes fresnel diferentes e distancias diferentes entre a lente e o LCD são também uma vantagem.
Em resumo eu diria que todas são boas opções, embora para quem pretenda algo limpo e que funciona sem soldar ou andar a comprar extras os Eachine VR007 são a melhor opções, quem procura qualidade de imagem e ir modificando os óculos à medida que pretende então os Quanum V2 têm o seu espaço.