By NJGomes
Um dos problemas de iniciante é não saber o que comprar e muitos tem o problema de investir e depois não ser bem o que queriam porque gostam de algo mais calmo para voar, preferem fazer FPV ou acrobacia ou voos entre árvores,etc. Estes gostos normalmente só são descobertos mais tarde. O objectivo deste tópico é mostrar duas boas opções.

Ou compra um modelo chamado RTF que significa pronto a voar, basta colocar as baterias, hélices e voar ou constrói o seu.

Seguem alguns exemplos:

Imagem
Imagem

Como se calcula estes equipamentos saem mais caros comprados prontos a voar.

Outra forma de obter um equipamento destes de forma barata (vamos aprender não necessitamos da melhor coisa do mundo)é comprar as peças e sermos nós próprios a construir.

Segue um conjunto de equipamentos que considero barato, material robusto e razoável que irá cumprir o objetivado da aprendizagem.

Frame (estrutura que suporta todos os componentes): Deve ser feita de madeira e fica por uns 5 euros. Em lojas tipo Aki compre uma barra de madeira de 10*10*1000mm (1 euro) e um pedaço de contra-placado com 150*150*3mm e uns parafusos e porcas 3m. O objectivo será fazer algo deste género.

Imagem
Imagem

Controladora (computador de voo): Uma das mais baratas que considero muito boa é a KK. O display é excelente para ajudar na programação e poder alterar as configurações rapidamente sem necessidade de usar um PC. A controladora é a mais vendida para iniciação a modalidade.

Imagem

Motor; Sugiro a utilização de um DT700, é um motor muito robusto de fácil manutenção (substituição de rolamento, de veios, lubrificação, etc) com um consumo muito baixo de 13A para uma força superior a 900gramas (a máquina no total deverá ficar com menos que isso).

Imagem

ESC (vaiadores de velocidade): Basicamente é um conversor de sinal que se situa entre a controladora e os motores. Existe milhares de marcas e de potências mas se a escolha foi o motor acima descrito com um consumo de 13A, então um esc de 20A vai dar bem conta do recado (compre sempre um pouco superior para não aquecer tanto). Alguns variadores são específicos para multirrotores (trabalham a 490hz sensivelmente) os restantes tem um FW tradicional que trabalha a 50hz. Na prática o multirrotor deve ter uma taxa de atualização mais rápida mas pode trabalhar com os mais lentos sem problemas.
Desta forma sugiro que análise a sua capacidade de soldador e programador (também não é nada de outro mundo), se quiser comprar um especifico ótimo, se prefere programar deverá comprar o programador e fazer o trabalho de pesquisa.

Exemplo de um esc para multirotor.

Imagem

Exemplo de um esc normal.

Imagem

Programação

Hélices: Deve ser comprada de acordo com as especificações do motor utilizado. No motor falado anteriormente o ideal é a 11*4,7. Deverá comprar hélices para as duas rotações, direita e esquerda.

Imagem

Bateria: Esta também deverá ser comprada de acordo com as necessidades.
Caso prático. 4 motores de 13A cada dá 52A mais o consumo da controladora e dos esc uns 3A (estimativa muito exagerada mas segura) mais uma tolerância de 20% dá aproximadamente 66A.
Então deverá comprar uma bateria cujo a carga vezes os C de maior ou igual a 66A. Por exemplo, uma bateria de 2200mAh x 30C = 66A.

Imagem

Para finalizar falta cablagem elétrica (tipo fichas, fio fino e grosso, etc) e um rádio com 4 canais no mínimo e alguma imaginação.

Sugiro vivamente que construa o seu multirrotor, primeiro porque é mais emocionante construir o nosso brinquedo, segundo sai mais barato pois vai dar muitas quedas na fase de aprendizagem e por ultimo caso não gosta do prazer de voar com um multirrotor ou surja alguma coisa que não permita a sua utilização, nunca perderá muito dinheiro. E sendo uma máquina de iniciante é muito fácil de vender em segunda mão (3 dias, foi o tempo que demorei a vender o meu de iniciação).

Esta lista é somente uma sugestão, decerto que haverá outras boas configurações. Penso que não me esqueci de nada.

Em caso de duvida pergunte. Bons voos.

Abraço
By GhostMaster
Excelente tópico, vou meter fixo para que os novos utilizadores encontrem mais facilmente. :D
By NJGomes
GhostMaster Escreveu:Excelente tópico, vou meter fixo para que os novos utilizadores encontrem mais facilmente. :D
Ok obrigado.

Quando tiver tempo farei um com uma máquina mais avançada.

Abraço
By Proprio
Gosto disto, muito bom topico! Não sei foi o que é que se passou que só o vi hoje....
By GhostMaster
Proprio Escreveu:Gosto disto, muito bom topico! Não sei foi o que é que se passou que só o vi hoje....
Deve ter sido por estar fixo, usa a funcionalidade de ler apenas os tópicos com mensagens novas, tanto no fórum directamente está disponível como também na aplicação Tapatalk, assim é mais fácil ir acompanhando os tópicos que vão sendo criados. ;)

Isto: search.php?search_id=newposts
Imagem

Já agora fica aqui a minha opinião sobre o assunto: http://fpvportugal.com/qual-multirotor- ... a-iniciar/
By GiantTTF
Boa tarde amigos, após meses com o syma x5c estou pesquisando um quad. novo, estou entre Flying 3d x6, CX 20 ou o walkera, o que vocês me indicam? se tiver outra opção me enviem, abraço a todos
By GhostMaster
GiantTTF Escreveu:Boa tarde amigos, após meses com o syma x5c estou pesquisando um quad. novo, estou entre Flying 3d x6, CX 20 ou o walkera, o que vocês me indicam? se tiver outra opção me enviem, abraço a todos
Depende. Qual é o objectivo? Walkera eu retirava logo da lista, a qualidade é horrível. Cx-20 é bom mas requer muito conhecimento, x6 é fácil de usar, muito próximo da naza e dos phantoms e até fiável mas pequeno e não consegue levar uma gimbal, apenas uma câmara.
Olhando bem para isto, deu-me a vontade de me aventurar na construção de um he he he he. Será que dá para fazer um, mas maior e com a tábua mais fina para reduzir peso? Qual o material todo que preciso para estar pronto a voar?
R9m+R9MM

Estou a utilizar o modulos R9m e o recetor r9mm no[…]

Joao Maia

A ver se começo a fazer mais vídeos.[…]

Contrução de um drones

Isso poderia ser uma excelente ideia, como poder[…]

SUP!!

Boas, bem vindo ao fórum!

Ajudem o fórum usando este link para compras na Banggood