Esta questão tem-me surgido inúmeras vezes, sempre que vejo alguém a pedir conselhos para montar um quad. Não é algo exclusivo a esta área, e aplica-se em muitas outras situações. Por vezes nem sabem o que há, e mesmo quando as pessoas explicam o que pretendem, o que fica muitas vezes por explicar é qual o nível de qualidade que as satisfaz. Na área da fotografia que há muito acompanho, sucede exatamente o mesmo: aparece alguém a pedir uma boa máquina, rapidamente lhe sugerem um maquinão, mas para ele uma boa máquina era apenas algo que tirasse melhores fotografias que o telemóvel de baixa gama que tem. E estas altas expectativas que por vezes uns têm, acabam por desmotivar quem se satisfaz com muito menos. É que para algumas pessoas, a exigência numa utilização amadora pode até ser superior à exigência para alguns tipos de utilização profissional, mas há outros que se satisfazem com muito pouco.

Dito isto, resolvi criar este tópico (que vai ser loooongo) com alguns exemplos de cenários diferentes para se melhor conseguir escalonar estes diferentes níveis de exigência. Claro que haverá muito mais tipos de setups, pretendo aqui deixar apenas algumas sugestões. Irei dividir isto em dois temas: primeiros um breve apanhado dos diversos tipos de multicopteros (drones) mais comuns e depois uns tantos setups para quem quer fazer video e fotografia aérea.

Multicopteros com motores de escovas (brushed - toy grade):
  • Drones nano - Estes são os mais pequenitos de todos. O que mais se recomenda por aqui é o Eachine H8 Mini, mas há outros como o Hubsan X4 ou o JJRC 1000A, que são também excelentes escolhas. Alguns são mais indicados para voar dentro de casa, mas outros safam-se bem no exterior sem vento, pois são muito leves. Este aspecto da leveza, confere-lhes uma grande resistência em caso de queda e por isso são excelentes para aprender.

Drones mini - Um dos modelos mais famosos é o Syma X5C. Mas há muitas outras opções como o Nihui u807, ou o WLtoys V333. São também bons para aprender, e são em geral até mais fáceis de controlar. Como são maiorzitos, já se voa melhor com eles na rua, mas se o vento soprar não há milagres.

Drones mid-size - Estes já são um pouco maiorzitos e mais pontentes. Requerem alguns cuidados e a pilotagem não é tão fácil, principalmente modelos mais nervosos como o Tarantula X6[/url] ou MJX X101. O Syma X8C é mais calmo, mas também relativamente potente.

Introdução ao FPV - há máquina destas de brincar, que já trazem um kit de FPV, como é o caso do WLToys V686G. Para quem queira experimentar a sensação da vista na primeira pessoa, são uma maneira mais segura e mais económica de experimentar. Mas a qualidade é fraca , a transmissão lenta, ficando bastante aquém de um verdadeiro sistema de FPV - que custa pouco mais do que isto.
Quando comecei a interessar-me por estas máquinas voadoras, foi por estes de brincar que comecei... depois de descobrir os quads sem serem "toy-grade", perguntava-me porque é que havia tanta gente a gastar muito dinheiro para ter muitos destes de brincar, em vez de investirem em quads melhores - até experimentar um "brushless", e perceber que se tratam de máquinas muito mais sérias... e perigosas! Com um drone de brincar, podemos divertirmo-nos até relativamente perto de outras pessoas (com os devidos cuidados, claro) e os até os meus miúdos podem estar por perto, sem grande stress... eles próprios têm um com que se divertem bastante. Posso ir para um parque mesmo com algumas pessoas, e desde que mantenha uma distância, não tenho grande stress. Com um multicoptero com motores sem escovas, o cenário é completamente diferente. Obriga a muita antenção e devemos seguir sempre todos os procedimentos de segurança, voar sempre bastante longe de outras pessoas, pois estas máquinas podem ferir alguém gravemente. Os meus miúdos com a sua energia e irreverência próprias da idade, não são a companhia ideal para quando estou com estas máquinas mais sérias.

Vamos então falar de...

Multicopteros com motores sem escovas (brushless - Hobby-grade)
  • Racers & Acro - Bem pequenos e muito rápidos, nos últimos tempos têm ganho uma enorme notoriedade, com a divulgação de videos de FPV alucinantes. São na grande maioria montados à la carte, com estruturas de carbono e motores de alta rotação. As corridas de FPV transbordam adrenalina, mas os videos que podemos ver de quem é perito nas acrobacias são também de cortar a respiração.

viewtopic.php?f=24&t=3673

Mid-size RTF - O DJI Phantom é sem dúvida o mais conhecido e o modelo de maior sucesso nesta gama de quads já prontos a voar. Têm característas bastante boas, mas com um preço que não será para todos (os preços começam nos 600€). Há outras opções mais em conta que tentam mimetizar o conceito, e outras concorrentes com preços mais parecidos e performances também elevadas. Um modelo mais económico (200€) com muito sucesso, mas que requer muito trabalho para que fique a voar bem é o Cheerson CX-20. A concorrência mais ao nível do Phantom virá por exemplo da Yuneec com o Typhoon e da 3DR com o Solo. Hoje em dia esta oferta de melhor qualidade, já inclui em muitos casos câmaras de filmar proprietárias com gimbal, com uma qualidade de imagem de um nível que se pode considerar profissional.

Mid-size DIY - Estes é também uma gama com muito sucesso na comunidade DIY, sendo o modelo mais comum o DJI F450 (e os inúmeros clones). Mas há muita variedade, incluindo quadcopteros criados de raíz pelos entusiastas da área. Servem de base para muitas plataformas de filmagem e de fotografia, em geral com recurso a câmaras de acção como a GoPro ou outras concorrentes.

Hexacopteros (octocopteros) - Menos comuns, são máquinas que oferecem mais redundância em caso de falha de algum dos motores. Mais caras e mais difícieis de configurar, permitem também levantar mais carga e resistem melhor à força do vento.

Tricopteros - Como o nome faz advinhar, apenas com 3 motores são máquinas relativamente simples, mas o 3º motor tem um "servo" que inclina este motor para que o aparelho possa fazer as curvas. Muito ágeis, não têm no entanto a versatilidade de um quadcoptero, no entanto há muitos entusiastas destas máquinas menos comuns entre nós.

Máquinas high-end - haja dinheiro disponível, e o céu é o limite... literalmente! Com orçamentos de 4 (ou 5) dígitos, quase tudo é possível... não vou entrar por aqui.
"Mas eu quero um drone para fazer umas filmagens fixes"
Esta é das situações mais comuns que aqui aparecem, e vou aqui colocar vários videos diferentes, para que as pessoas percebam os diferentes níveis de qualidade que se pode ter, e de acordo com o investimento:
  • Drones de brincar com câmara incluída - este exemplo do video nem é dos piores, é um Syma X8C com câmara incluída supostamente "HD", e que já custa cerca de 70€... Para quem acha que isto é suficiente, e quer apenas algo para brincar. A maior parte dos quads de brincar com câmara incluida têm pior qualidade do que isto:

Drones de brincar com uma Xiaomi Yi - Neste caso um Tarântula X6 (tem que ser um semelhante a este, que tenha capacidade de levantar uma action cam sem problemas). Um X6 sem câmara custa pouco mais de 50€ e a câmara em questão são mais uns 70€. Mas atenção que os motores irão ser sujeitos a uma carga maior, pelo que se recomenda uma pilotagem bem calma:

Drones de brincar com uma Xiaomi Yi + Gimbal - Aqui o quad está mesmo no seu limite. Esta gimbal (Walkera G-2D) é em plástico e é muito leve (das mais leves que há), e tem um preço de cerca de 70€. Os motores terão uma longevidade reduzida, embora sejam relativamente baratos. Não recomendo este tipo de solução, pois o risco de perder / danificar o equipamento é muito grande.

Quadcóptero "de 100€" (F450) com câmara GoPro 3 silver - Aqui entramos na gama de quads com motores "brushless", e uma qualidade de construção bastante superior. Para começar, ao setup recomendado no artigo é preciso ainda acrescentar um rádio e bateria, pelo que o valor total rondará já perto dos 200€ + a câmara de acção. Aqui como se pode ver não há gimbal a estabilizar a imagem, mas o drone está perfeitamente à vontade para a transportar. Não há também qualquer sistema de FPV que permita ver o que está a ser gravado. Uma outra alternativa será comprar um quad RTF (Ready-to-Fly) como um Cheerson CX-20.

RTF Cheerson CX20 + Gimbal Walkera G-2D + Xiaomi Yi - Setup relativamente económico, com resultados interessantes. Algum trabalho a configurar o CX-20. Outras alternativas também com preços mais comedidos são o XK Detect X380 ou o Flying 3D X8

F450 com gimbal razoável - Neste caso uma Feiyu-Tech Mini 3D (130€), com uma GoPro 4. Os resultados já são muito bons, e confesso que para mim mais do que suficientes para o que quero numa configuração não profissional. Para se fazer bem os enquadramentos, convém ter um sistema de FPV, que no mínimo representa um investimento de mais cerca de 100€.

Frame Tarot + Pixhawk + GoPro + gimbal Zhiyun Z1 Tiny 2 - Um setup já de várias centenas de Euros

Phantom 3 Advanced - Uma referência, também próxima dos 1000€

DJI S900 + Panasonic GH4 - Aqui estamos a falar de material já de largos milhares de euros. Há melhor, com orçamentos dignos de produções de hollywood, mas este é um setup caro mas sem sair da "estratoesfera" ;)

Contributo do FlyThai

Frame Xugong V2 Pro + Naza V2 + Sistema de propulsao T-motor + Radio Taranis Plus + Sistema completo Ezuhf + Ezosd + Antenas Half dipole Ibcrazy e Diamond SRH.
Sistema Fpv:
Dominator HD2 + Vtx 600mw Imrc + Antenas Airblade Ibcrazy +Fatshark 600Tvl + Gopro 4 silver + Gimbal Tiny2.
Acho que está tudo, já nao sei quanto gastei em tudo, mas passa concerteza dos 2000. ;) , vrei que nao vale a pena colocar aqui videos meus, existem muitos no forum :D

Não está aqui tudo, mas espero ter conseguido neste post dar uma ideia mais geral do que há a quem se esteja a iniciar neste hobby.
Última edição por miguelbarroso em 12 abr 2016, 17:04, editado 1 vez no total.
pedroabrunhosa, GhostMaster, VazioFeup and 11 others liked this
Post excelente! E acho que faltava isto aqui no fórum! Porque para o pessoal que já cá anda há mais tempo, um F450 com uma GoPro não faz nada de jeito! Mas para uma pessoa que "quer fazer umas filmagens fixes" é mais do que suficiente e ainda sobra!

Parabéns Miguel!
Muito bom trabalho.

Parabéns!

Tópico merecedor de bem fixado onde o possamos indicar quando os "novatos" que chegam cheios de questões. Aqui podem diferenciar e ver o que mais se adequa às suas necessidades. :-)
excelente tópico! penso que um topico destes merecia ser fixo 8-)
ainda não li tudo mas reparei num "erro"
na parte Drones mid-size os links ficaram mal lá, depois corrige isso sff, quando chegar a casa acabo de ler porque aqui no trabalho não consegui ler tudo :mrgreen:
arierep60 Escreveu:excelente tópico! penso que um topico destes merecia ser fixo 8-)
ainda não li tudo mas reparei num "erro"
na parte Drones mid-size os links ficaram mal lá, depois corrige isso sff, quando chegar a casa acabo de ler porque aqui no trabalho não consegui ler tudo :mrgreen:
corrigido 8-)
pereira60 liked this
JVasco Escreveu:Post excelente! E acho que faltava isto aqui no fórum! Porque para o pessoal que já cá anda há mais tempo, um F450 com uma GoPro não faz nada de jeito! Mas para uma pessoa que "quer fazer umas filmagens fixes" é mais do que suficiente e ainda sobra!

Parabéns Miguel!
Discordo..quando dizes que nao faz nada de jeito... ha bons videos por ai com f450. Muito bons mesmo. E não é preciso gimbals carissimas...conta mais as mãos do que o proprio equipamento.
Não necessariamente, sem uma boa Gimbal de 200€+ não tens um bom vídeo.
By JVasco
r16 Escreveu: Discordo..quando dizes que nao faz nada de jeito... ha bons videos por ai com f450. Muito bons mesmo. E não é preciso gimbals carissimas...conta mais as mãos do que o proprio equipamento.
Não sei se percebeste a ideia... Mas o que eu disse é que os F450 faziam videos que para certas pessoas era bastante bons, só que para quem tem um tarot 680 com a melhor gimbal do mercado, o video do f450 sem gimbal não vale nada... Eu não estava a dizer que os videos não são bons, estava só a falar de perspectivas ;)
By Visitante
Ok..entendi agora! Não sou um defensor dos f450 nem de nenhum outro até porque não tenho nenhum...mas ao ver certos videos ate mesmo com syma x8c...fico as vezes mesmo a pensar que o kit de unhas é realmente o factor mais importante. Era para colar aqui um link de um rapaz irlandes que com 5 maquinas diferentes incluindo syma x8c, tarantula x6 , x380 , cheerson x20 e f450..todos eles como uma qualidade irreprenssivel mas não tou a conseguir o encontrar agora.

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
Ok..entendi agora! Não sou um defensor dos f450 nem de nenhum outro até porque não tenho nenhum...mas ao ver certos videos ate mesmo com syma x8c...fico as vezes mesmo a pensar que o kit de unhas é realmente o factor mais importante. Era para colar aqui um link de um rapaz irlandes que com 5 maquinas diferentes incluindo syma x8c, tarantula x6 , x380 , cheerson x20 e f450..todos eles como uma qualidade irreprenssivel mas não tou a conseguir o encontrar agora.

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 12
vTX e vRX FPV kit

Boas a todos , Tenho um f450 dji com naza lite ma[…]

Sim sem Opentx não consegues ir lá..[…]

Ajudem o fórum usando este link para compras na Banggood