Ora bem amigos, não me considero a pessoa mais indicada para fazer isto, mas se calhar acabo por ser devido a experiencia que tenho ganho nas ultimas semanas.

Foi-me pedido primeiramente pelo Flythai, posteriormente pelo ACalado e ainda depois pelo Orlando que lhes configurasse as maquinas no caso todos eram cx-20. Penso que ficaram satisfeitos.

Nesse sentido e sabendo no geral quais são as duvidas de quem se inicia e quais foram as duvidas deles vou fazer deste topico um manual pt, com videos e imagens com as respectivas explicações em Portugues.

Como sei que o manual está muito incompleto e até me parece mal traduzido aqui fica o que há a saber, se houver mais alguma coisa digam em comentario.

Este Tópico não dispensa a leitura do Manual

Ora bem começando pela maquina, não é tirar da caixa e voar, infelizmente, o que pode complicar a vida a alguns. Desaconselho totalmente os metodos do manual, andar as voltas com o quad, ainda não vi a primeira que ficasse bem feita, e não é por falta de experiencia de quem as tem, é pelo metodo ser muito pouco preciso.

Então os primeiros passos, começa-mos pelo radio e a calibração dos sticks do mesmo deve ser feita assim:

" target="_blank

Não é uma coisa do outro mundo.

Ora bem de seguida e com o radio desligado devem ligar a maquina ao pc, O CX VAI ESTAR SEM A BATERIA DURANTE TODO O PROCESSO, A ALIMENTAÇÃO DA APM É FEITA POR USB, podem ouvir um BIP-BIP irritante durante toda a configuração, mas quanto a isso tapem os ouvidos, esse som e o buzzer fazem falta para mais tarde vos informar das condições da maquina.
Agora a parte onde tudo se costuma complicar, devem abrir o Mission Planner, no canto superior direito vão clicar em conect, e vão clicar depois em setup, o wizard provavelmente vai instalar a versão 3.1.5, caso após a configuração tiverem problemas com esta versão devem no menu de Inticial setup no canto inferior direito fazer download previous version, e colocar a 3.1.4, acho que existem apesar de tudo 2 versões de apm nestas maquinas e algumas tem dificuldade em lidar com 3.1.5, após isso vão seguir os passos do videos, e não, não é preciso tirar a apm de dentro do quad.

" target="_blank

De seguida os modos de voo, antes de olharmos para a configuração dos mesmos vamos aprender o que são cada um deles.

Bom, antes que começem algumas confusões vamos tentar criar aqui uma forma basica de nos entendermos com um pequeno dicionario e alguns exclarecimentos, sendo que o primeiro deles vai no sentido de que esta maquina não tem nenhum modo manual, pois o modo manual todos os inputs teriam que ser dados pelo piloto, para nivelar a maquina e não andar com ela as cambalhotas, um modo manual não tem qualquer tipo de assistencia dos sensores da maquina, ou seja não tem estabilização automatica.

Em termos de linguagem para simplificar as coisas para todos os utilizadores, não iremos tambem usar as linguagens de SWA-0 e SWB-1, SWA-1 e SWB-0, etc, etc, etc, vamos sim falar nas suas funções, fica abaixo uma imagem com as devidas funções da possiveis configurações dos Switch A e B.

Imagem

Ou seja, vamos falar em Stabilize, Loiter, RTL ou RTH entre outros.

Vamos começar pelo primeiro: Stabilize, é o modo de voo que se faz assistido pelos sensores da maquina, em que ele corrige os inputs para manter sempre a maquina estabilizada, não tem nada de especial.

Loiter: Á semelhança com o que na aviação é Loiter este modo de voo usa GPS para fazer uma especie de voo de reconhecimentos, a maquina assume todos os inputs do radio, o Throttle fica a 50%.

Home, RTL, RTH: Este não o considero um modo de voo mas sim o Fail-Safe, caso aconteça algo com o piloto ou falha no radio, este deve ser activado manualmente caso não aconteça automaticamente. Basicamente a maquina vai subir até uma altitude que vai estar previamente definida, e que é medida relativamente ao ponto em que levantou voo, e vai depois voltar para esse mesmo ponto, dai antes de levantar voo eu aconselhar deixarem sempre o GPS estabelecer conecção perfeitamente. Desaconselho o uso deste modo como modo de voo, deve ser a excepção e não a regra, pois em caso de falta de bateria na maquina esta vai gastar muito mais a subir atingir a altitude e regressar ao ponto de partida do que o piloto tentar aterra-la manualmente, uma vez mais, é uma salvaguarda.

Direction lock: No mission planner vai aparecer como Stabilize e com um visto em simple mode. Esta função pode ser usada para video aereo estavel, uma vez que a maquina vai assumir apenas 1 input de cada vez no que diz respeito aos eixos direccionais, ou seja, ou para a frente ou para o lado, ou para tras, nunca combinações.

Altitude Hold, Altitude lock: A maquina vai assumir a altitude de voo e apenas se vai deslocar no plano Horizontal, todos os inputs por parte do piloto excepto elevação são assumidos.

A forma como estes modos devem aparecer representados no Mission planner deve ser a seguinte:

Imagem

Uma vez nesse menu podem experimentar mudar as posições dos switches do radio e ver o fundo verde por tras das palavras mudar, caso isso aconteça e de acordo com os modos de voo da imagem anterior está tudo bem configurado.

Caso não o tenham feito antes, devem fazer então a calibração do radio no Mission planner, seque o video:

" target="_blank

Só devem mexer nos modos de voo caso não estejam de acordo com os da imagem acima.

Estas maquinas são maquinas de inciação com bastante potencial já, e por terem a controladora de voo que tem exigem muito mais conhecimento do que outros modelos.

Em caso de qualquer duvida ou dificuldade comentem, eu terei todo o gosto em ajudar.
Boa ideia Próprio, isto já vai ajudar muito pessoal, obrigado pelo esforço. ;)
Bom trabalho! O primeiro passo está dado, agora é ir enriquecendo com respostas às dúvidas do pessoal.
Proprio Escreveu:Obrigado malta, se voces acharem que o topico é benefico para o forum por mim podem fixar.

Alguem tem alguma coisa a acrescentar ou alterar?
Vai ficar fixo. ;)
flythai Escreveu:Eu só queria realçar o que o proprio disse.
Nem todas as apm do cx dão para actualizar para o mais recente firmware.
A minha foi actualizada por ele e até agora não reparei nada que estivesse mal. Qual foi os sintomas do teu?
O do flythai não deixava configurar com o 3.1.5....parecia não se conectar com o rx... Mas a configuração foi feita remotamente e não estava a acompanhar a reacção da máquina, mas como foi feito o downgrade correctamente e já ficou correctamente configurado mais dia menos dia até podias testar o 3.1.5...ate pode ser que já dê... Caso não dê, fazes downgrade para o 3.1.4 novamente.
A APM pode nem ser diferente, pode ser diferente é o modulo de rx e a versão 3.1.5 não suportar esse módulo..
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 58
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Ajudem o fórum usando este link para compras na Banggood