By jofer
boa tarde, já à alguns meses que tenho drone.

eu vivo numa zona de parque natural, vejo muitas pessoas com drone, mas segundo este site:
http://voanaboa.pt/voa-na-boa

é preciso pedir autorização.

à alguns meses atrás eu contactei o icnf e foi-me negada essa autorização.

depois tambem li:
"É possível fazer fotografias e vídeos com drones?

Este regulamento apenas visa garantir a segurança do espaço aéreo. As regras para captação de imagens e realização de vídeos são reguladas por outra legislação, designadamente pela Lei de Proteção de Dados Pessoais (Comissão Nacional de Proteção de Dados – www.cnpd.pt), e pelas autorizações a requerer à Autoridade Aeronáutica Nacional/ Força Aérea Portuguesa (www.aan.pt)."

ora dito isto, eu não posso voar e fazer filmagens certo?

mas eu vou ao youtube e vejo inumeras filmagens, já se sabe que no youtube se pode ganhar dinheiro, tal como ha sites que pagam um xx por filmagens.

dito isto, até que ponto posso eu fazer filmagens, publica-las, sem arranjar problemas futuros?

a lei de proteção de dados cobre exatamente o que? casas? pessoas? ou também zona de paisagens?

obrigado
Olha se eu fosse a ti filmava na mesma e metia no youtube, se alguém chatear-te por causa das imagens no youtube diz a eles para irem chatear os utilizadores com os milhares de vídeos no youtube que voam em zonas que é preciso pedir autorização ( parques naturais ) ...

Palhaçada, para não dizer pior, as leis existem mas ninguém as cumpre nem as autoridades fazem alguma coisa em relação a isso, mesmo com provas que são os vídeos do youtube.
agradeço a resposta, mas ha sites que pagam por filmagens, pessoas/empresas que as podem comprar, claro que estas imagens têm de estar bem conseguidas, e bem editadas, mas ainda assim pode gerar algum €€. a minha questão vai mais ao encontro disto que de outra coisa, à "venda" de imagens, e como estar protegido.
Tens que pedir autorização AAN para poderes filmar, depois de esperares uma eternidade pela resposta dos mesmos, podes filmar o que quiseres desde que não estejas a filmar casas de pessoas que não acordaram o facto de os filmar, em relação aos parques pelos vistos eles nunca irão dar-te autorização, devem ter problemas pessoais contra os drones...

E claro respeitar as regras da ANAC, por enquanto é só, agora a partir da altura que for preciso registar o drone e se o teu drone tiver mais 900 gramas teres o seguro, aí já te exige mais coisas a fazer mas por quanto aproveita, pede a autorização AAN e faz os teus trabalhos sem ser em parques -.-
agradeço a resposta. o grande problema é que vivo em zona de parque num raio de alguns kms's com zona costeira e paisagens lindíssimas. se a Aan me der autorização será que poderei ter problemas com o parque? É que de vez em quando vejo drones inclusive a sobrevoar praias com pessoas...
Se for parque natural tens que pedir autorização à autoridade que toma conta do parque, não sei se a AAN ao ver no pedido que é um parque natural e chama-te atenção sobre isso.

Nos Açores onde vou muito, vejo igual a ti, drones a sobrevoar praias com pessoas, drones em parques naturais, não acredito que todos eles tenham permissão para sobrevoar os parques naturais e que tenham pago capitania de Ponta Delgada para sobrevoar as praias.

O governo dos Açores não dá autorização para sobrevoar os parques naturais dos Açores, é sempre rejeitado, dando como desculpa que a natureza tem que ser preservada etc etc....
compreendo. aqui é parque natural e não dão autorização.. . sinceramente é mais fácil andar "ilegal" do que tentar fazer as coisas correctamente. vou tentar pedir autorização à aan... se não derem é um risco mas pronto...
By rmz
Falo por experiência própria, aqueles que tentam andar sempre mais correctos são os que mais se lixam.

Se respeitares as regras básicas de segurança aerea, privacidade, etc... força nisso, faz filmagens. Lá porque a legislação diga o contrário não significa que esteja correcta até porque essa historia das filmagens só arruina com os momentos espontâneos que temos.

Quantas e quantas vezes vou a um lugar, não planeado, levo o drone comigo e penso.. fogo.. isto dava uma filmagem espetacular... a AAN vai-me responder naquele momento? Vou ter que planear tudo antecipadamente para depois ou ter azar com o vento ou outra condição que não me permita um voo seguro?

Esqueçam isso... mostrem mesmo descontentamento junto a AAN que é das situações, neste conjunto enorme de autorizações, que mais irrita...

Lei parva, ridicula e sem nexo algum. Por isso força nisso, se as condições de segurança estiverem garantidas, privacidade alheia assegurada, Ninja com ele... ;)

Se os parques falarem de preservação, então eles que tratem mas é de cuidar dos turistas e muitos nacionais que fazem tudo o que querem a pé, jogam lixo entre outras coisas e muitas das vezes nem mesmo um local têm para por o mesmo.. isso sim é que é grave e prejudica a preservação. Não é um drone que nem emissões de CO2 emite... a não ser que eles vivam no passado e ainda pensem que os nossos "aeromodelos" são movidos a motor de combustão...
Eu já fiz alguns voos sem falar com eles. porque recentemente comprei um dji spark e aquilo no programa é um espetaculo. até aviso da se estiver vento de mais!

Uma questão são as filmagens para mim. outras são a possível venda dessas filmagens e é o que me mete algum receio se eles começam a implicar. E claro. os compradores se aquilo pode dar problemas.
@jofer eu só te posso dizer que não te aconselho nada prevaricar... Se por acaso tiveres o azar dos azares de seres fiscalizado não é nada agradável passar por essa situação. Para além dos custos que isso traz. Já há vários casos..... Acabou de entrar em vigor o decreto lei 58/2018 deves consultar. Por muito que não gostemos da legislação não quer dizer que por não gostar não a vou cumprir.
Claro que cada um sabe de si mas pode trazer-te consequências desagradáveis.

Por esse valor consegues já um bom para vo[…]

Ajudem o fórum usando este link para compras na Banggood