• Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
By PageXone
#161925
zulufriend Escreveu:Pois, creio que vai ser muito difícil alguém conseguir autorizações não comerciais para praticar o hobby, bem como vai ser também muito difícil alterar essa legislação. Já vi muitas avionetas a voarem na zona do Cabo da Roca bem mais abaixo do que os 1000 pés. :-)
Um facto engraçado é que a foto utilizada agora para promoção do Mavic no site da DJI foi tirada na zona ao pé da Praia da Ursa. Duvido que tenham tido autorização da ANAC ou da AAN, :-)
A AAN autoriza facilmente o voo nessa zona eu tenho 60 dias com NOTAM emitido 2 pontos com raios de 500m cada. A ANAC não mete o bedelho nessa zona pois pertence tudo à AAN
zulufriend liked this
By zulufriend
#162254
Aqui na zona de Lisboa, acaba por ser mais fácil voar dentro da cidade do que nos arredores. Infelizmente todas as zonas bonitas para filmar e fotografar acabam por se encontrar interditas ao hobby. Creio que é uma grande falha no que diz respeito a quem se sente atraído por este hobby principalmente pelo seu potencial em termos artisticos. :-(
PageXone liked this
By PageXone
#162255
zulufriend Escreveu:Aqui na zona de Lisboa, acaba por ser mais fácil voar dentro da cidade do que nos arredores. Infelizmente todas as zonas bonitas para filmar e fotografar acabam por se encontrar interditas ao hobby. Creio que é uma grande falha no que diz respeito a quem se sente atraído por este hobby principalmente pelo seu potencial em termos artisticos. :-(
Exactamente por isso é que estou a preparar um video onde voei em plena Lisboa de noite :mrgreen:
Bem mais fácil obter autorização para voar de noite por cima de carros e pessoas no centro da cidade do que ir para o meio de um parque natural onde não aleijas ninguém :evil:
zulufriend liked this
By zulufriend
#162258
Estas legislações, sobre o sobrevoar os parques, as praias e filmar e fotografar s\ao legislações que foram criadas para aeronaves tripuladas porque antigamente só esse tipo de aeronave é que podia fazer este tipo de fotos ou filmes. Também são mais ruidosas e perigosas do que os drones em termos ambientais, pelo que deveriam ser criadas condições para se poder praticar o hobby de uma maneira responsável nessas zonas. Nas praias por exemplo poderia ser permitido apenas fora da época balnear e nos parques naturais apenas fora da época de nidificação das aves.
BruSoares liked this
By K2o3
#173916
Boa tarde,
Na semana passada liguei para o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina só a perguntar como fazia para pedir autorização, a resposta foi simplesmente "Não vale a pena, é sempre negado" , pelo que percebi, como a lei foi feita antes deste "boom" dos drones e foi apenas pensada para aeronaves, logo ali não há excepções. :cry:
By PageXone
#173917
K2o3 Escreveu:Boa tarde,
Na semana passada liguei para o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina só a perguntar como fazia para pedir autorização, a resposta foi simplesmente "Não vale a pena, é sempre negado" , pelo que percebi, como a lei foi feita antes deste "boom" dos drones e foi apenas pensada para aeronaves, logo ali não há excepções. :cry:
Há exceções sempre apenas via comercial e tens que pagar a licença que inclui polícia e bombeiros acompanhar.
Portanto ou estás a fazer um documentário muito importante para a TV e pagam bem ou nada feito.
By rmz
#184310
Aquilo que o ICNF faz em relação aos drones e seus utilizadores viola a constituição portuguesa, isto porque na vasta maioria das respostas que dão, quando negam as nossas autorizações, alegam sempre protecção disto, daquilo... aves e afins, no entanto o próprio ICNF como os Parques que gerem alguns desses espaços usam drones para tirar fotografias aereas e publicar nas suas redes sociais.

Ora se o que está em perigo, em alguns casos, são aves (como acontece em Sintra) porque raio é que para fotografias para eles os passaros já deixam de ser perigo? Essas aves vêem os drones deles e dizem "bem este não é perigoso, pertence aos nossos amigos?"

Se de facto o que eles alegam quando nos proíbem o voo com drones nesse locais, fosse real, não abririam uma única excepção. Nem comercial, quando mais para retirar fotografias para usufruto próprio.

Isso acaba por fazem com que eles descriminem as pessoas e violem o princípio de igualdade.

Pequenos e breves exemplos que falam por si:








https://www.instagram.com/p/BwUIQtoAuyW ... _copy_link

https://www.instagram.com/p/BWQIM52AsqB ... _copy_link
By PageXone
#184311
@rmz,
Claro que o operador que trabalhe para a ICNF pode lá voar, tu também podes fazer um trabalho para um aeroporto, desde que eles autorizem nada é proibido.
Se tiveres um projeto importante tipo documentário ou algo associado à TV e pagares a licença a ICNF também deixa-te voar com Drone, como pagaste a licença vais devidamente acompanhado pela policia e bombeiros.
É ridículo mas é assim que funciona.
By rmz
#184312
@PageXone Exacto e sei que é assim que funciona, o que acho caricato é que, em muitos dos casos como Sintra por exemplo dao-te respostas como "aqui não podem voar drones porque estamos a proteger aves X, Y, Z" e depois essa alegada protecção vai por água abaixo quando eles, os sobrinhos, os primos e afins decidem voar para lá e essa autorização é concedida.

As pessoas a quem é dado essa autorização não têm culpa nenhuma, pelo contrário só fazem bem, o que revolta nestes casos é falta de dualidade. Se os motivos invocados para a proibição são esses, fariam apenas e só sentido se não fossem abertas excepções para caso algum senão de força maior (como Bombeiros e Vigilância).

E isto falando apenas de drones, se for a falar dos aviões e helicoptereos que sobrevoam esta area, muitas das vezes abaixo dos 1000 pés, os dedos das mãos e pés juntos não chegam para contabilizar. Aviões esses que muitas vezes estão apenas em instrução e que partem de Tires...

É mais do que claro que existem os Padrinhos e amigos e o resto tem que se reger às leis que eles entendem...que vai de longe contra aquilo que a constituição diz no que é sobre os direitos de igualdade. Depois com estas atitudes põem-se a jeito...

Resumindo, existe sim de facto uma proíbição camuflada de legislação. Porque eles quanto nos negam esses voos, não dizem "pode, mas tem que ter isto, aquilo e pagar isto". Eles simplesmente dizem: Não / Negado / Parecer Desfavorável.

O facto de aceitarem quando recebem dinheiro faz-me lembrar algo parecido a um suborno. "Há... temos aqui umas notas valentes.. afinal de contas... as aves raras que aqui andam que se aguentem...temos pena..."
Taranis X9 Lite

Boas, estou com dificuldades e fazer blind do tara[…]

Joao Maia

https://live.staticflickr.com/65535/48725739478_[…]

Ajudem o fórum usando este link para compras na Banggood