Peço desculpa de abrir novo tópico, mas desta vez é um pedido formal de ajuda para um problema que simplesmente não consigo resolver sozinha e que me causa uma enorme frustração.

Já escrevi sobre este problema noutro thread, mas vai aqui um resumo:

- TX Turnigy 9XR, provavelmente com firmware já de uma certa idade...
- Módulo XJT novo da UK, firmware EU LBT
- 2 XM+, um com firmware EU da origem, outro internacional que flashei com firmware EU, aparentemente com sucesso, usando um Taranis Q X7

Nenhum dos XM+ faz bind. Parece correr tudo bem no processo do bind (LEDs a piscar correctamente), mas depois a tentar ligar só acende o LED vermelho sólido.

Coisas que tentei:

- Tentei flashar firmware internacional no XJT, com a ajuda do Taranis - sem sucesso (External device not found, ou uma mensagem parecida).
- Tentei flashar o firmware do rádio com USBASP via Eepe, embora seja improvável que tem algo a ver - de qualquer modo sem sucesso, o rádio recusa-se a falar com o PC. Verifiqei as ligações no rádio, parece tudo bem.
- Reflashei o XM+ internacional de volta para firmware internacional, aparentemente com sucesso, mas agora nem faz bind com o Taranis de firmware internacional.

Coisas que ainda não tentei:

- Flashar firmware EU num dos meus velhos V8-FRII só para testar se é culpa dos XM+ ou de outra coisa - tenho receio de estragar o V8-FRII também. Será sequer possivel flashar estes dinossauros?
- Comprar mais XM+, outros RX, cabos USBAsp, para ver se esses funcionam. Embora pelo que vi na net o XM+ poder ser manhoso e parece haver mais pessoas com o mesmo problema. Havia um problema com um velho firmware do XM+ que causava este simptoma do LED vermelho sólido, mas que entretanto devia ter sido resolvido com a nova versão da firmware
- Comprar um Taranis. Está fora da questão - e quem ia comprar-me o monte de lixo que tenho agora?
- Regressar a um 450 onde cabe o enorme RX V8-FRII que liga ao módulo DJT. Antes dedicava-me ao crochet...

Gostaria pedir a disponibilidade de alguem com os conhecimentos que me fazem falta, ou com cabo USBASP, ou um XM+ com firmware EU para tentar e pôr a minha combinação a funcionar, ou ajudar com o diagnóstico. Posso-me deslocar, infelizmente vivo longe de todos em Covilhã, ou mandava aquilo pelo correio... mas já não sei o que fazer com tudo isso.

Entretanto davam-me jeito umas palmadinhas virtuais nas costas para eu não deitar aquilo tudo no lixo... :| :x :cry: :evil:
Ver se percebi... Tens o módulo com FW EU, tens um xm+ também com FW EU e mesmo assim não dá?! Ai no módulo já tentaste as sequências nos switch?! Não terá isso influência no tipo de bind, tipo D16 que é o caso do xm+?!

Eu recebo os dois xm+ e flasho com o FW que queiras, mas tem de ser por correio, moro na zona de Lx...
BruSoares Escreveu:Ver se percebi... Tens o módulo com FW EU, tens um xm+ também com FW EU e mesmo assim não dá?! Ai no módulo já tentaste as sequências nos switch?! Não terá isso influência no tipo de bind, tipo D16 que é o caso do xm+?!

Eu recebo os dois xm+ e flasho com o FW que queiras, mas tem de ser por correio, moro na zona de Lx...
Pior - tenho o módulo e dois XM+ diferentes, ambos com FW EU é funciona com nenhum dos dois. Se fosse só um podia assumir que é defeito do RX - mas com dois a comportar-se da mesma maneira não tenho a certeza.

Os switches estão na posição correcta para D16, e tentei depois na outra posição tambêm, só para ter a certeza.
Acho que a única coisa que ainda não tentei foi fazer tudo isso numa sexta-feira 13 com lua cheia... :mrgreen:

Tens um XJT com FW EU? Mandava-te os XM+ pelo correio, tentavas fazer bind - para ver se o problema é dos RX. Os RX tem a FW correcta, disso tenho a certeza, se não fosse assim, o comportamento dos LEDs era diferente:

(em alemão - mas ele mostra o que acontece a tentar fazer bind com FW errado - os dois LEDs acesos sem piscar, que não acontece com os meus).
Não, eu tenho é um taranis x9d com FW EU LBT e já flashei uma data de receptores sem problemas.
Então vou fazer assim - vou tentar mais uma vez flashar aqui. Tinha a impressão que durante o processo de flashar correu tudo bem e por causa do comportamento dos LEDs tenho a ideia que o problema não é de ter ainda o FW internacional. Mas ontem vi algures na net que é preciso esperar até algum tempo depois de o Taranis dizer que o processo está completo, porque afinal não é. :? Então mais uma tentativa. Se não resulta, mando-te os RX - talvez o teu X9D consegue a magia. :)

Entretanto também encontrei informações que foi produzido um batch de módulos XJT em Janeiro 2016 que estão bloqueados e não aceitam nenhum FW diferente, nem internacional, nem EU LBT. Espero que não tenho um destes, mas contactei o vendedor para ver se é isso. Neste caso provavelmente tinha que encontrar o FW para o XM+ da mesma versão de 2016, mas acho que já não se encontra online porque entretanto foi substituido por uma versão 2017... amanhã vejo isso, hoje já só quero ver um grande prato de jantar em frente de mim! :mrgreen:
No site da FrSky ainda tem lá várias versões de FW para o XM+. Duas de 2016 e uma de 2017... Testa as duas de 2016, pode ser que tenhas sorte.

Edit: https://www.frsky-rc.com/xm-plus-mini-s ... ull-range/
Não sei se vai ajudar, mas a minha experiencia para fazer bind do XSR no Taranis tb foi algo problemática.

Tinha o opentx em versão Internacional (mudei para Internacional para desbloquear o modo D8 necessário para usar o D4R-II). O XSR que recebi não sabia em qual estava. Não conseguia fazer Bind.

Para mudar o FW to XSR, tive primeiro de fazer upgrade ao opentx para uma versão mais recente. Fiz o upgrade, mantendo o opentx em versão Internacional. Fiz depois upgrade ao XSR para FW internacional. Continuava sem fazer bind. Flashei o XSR para EU LBT, tentei bind, nada.

Depois de muito investigar, descobri que o XJT que tinha, estava com um firmware que era EU, mas pré-LBT, ou seja, nem era Internacional, nem era EU-LBT, daí que não conseguia fazer bind com o XSR em Internacional ou em EU-LBT.

Depois de fazer upgrade ao XJT para internacional e voltar a flashar o XSR em internacional, finalmente BIND!

Por isso verifica:
-Versão do XJT
-Versão do opentx
-Versão do XM+

Todas têm de bater certo.
BruSoares liked this
Obrigado á todos! Finalmente resolvi. Infelizmente não sei como. :?
.
Fiz muito simplesmente mais uma tentativa: Primeiro mais um FW flash do primeiro XM+, depois o bind - luz verde!
Como parecia dia de sorte tentei com o segundo XM+, luz verde tambêm.

XJT mal introduzido no rádio da primeira vez? Alguém ligou ao professor Bambo e esse levantou a maldição? Os planetas alinharam-se para facilitar o bind? Não faço ideida.

As vezes as coisas brincam connosco quando devia ser o inverso...
:lol: :lol: :lol: :lol:
Fico contente por saber que está resolvido.
Bons voos a partir de agora.
:D :D :D
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Ajudem o fórum usando este link para compras na Banggood