By miguelbarroso
No nível a que estão hoje em dia as câmeras, creio que será sempre uma escolha mais pessoal do que técnica...

sobre escolheres uma com lentes intermutáveis ou uma compacta com sensor grande, pergunto-te quanto estás disponível para gastar em lentes? É que por exemplo com uma Sony RX10-III tens uma lente 24-600mm (35mm equiv.) 2.4-4.0 que dá quase para tudo. (ou a Panasonic FZ2000 com 24-480/2.8-4.5)

Nas RX100 como o @GhostMaster sugeriu, tens uma câmera minúscula que cabe no bolso, mas com uma qualidade brutal e que dá para grande parte das situações - eu tenho uma (a primeira versão) e adoro.

Mas não passo sem a minha D7000 (e gostava mesmo era de ter uma D750 ou algo com sensor full frame). Porquê? Principalmente pelo bokeh e pelo visor óptico. Tenho uma 50/1.4 que me dá resultados brutais. Tenho também uma 85/1.8 fabulosa, mas para o tipo de fotografia que faço na D7000 já fica muito longa (num sensor full frame era perfeita). Quanto ao visor óptico, tem uma magia que nos visores digitais simplesmente não existe - não é melhor nem pior tendo em conta que estes últimos estão hoje num nível brutal, com vantagens até em algumas situações. Então numa máquina com sensor full frame o visor optico grande vale ouro. Tenho ainda uma FM2 de filme que me recorda constantemente o porquê disto. Simplesmente estou lá. Quando olho pelo visor, não estou a olhar para um ecrã. Não estou a espreitar pelo buraco da fechadura. Estou lá. Desde puto que a fotografia me fascinou principalmente pela magia de olhar o mundo enquadrado no visor da máquina, e conseguir capturar o momento. Ainda não consegui ter esse experiência em nenhum ecrã.

Bem, voltando às mirrorless (que têm inúmeras vantagens, diga-se de passagem - já estive muitas vezes para embarcar neste combóio ;) ) deves prestar atenção a vários aspectos: o AF em alguns modelos de entrada de gama é ainda muito fraco; o video em algumas máquinas pode parecer fantástico em cenas paradas, mas assim que se introduz movimento a rolling shutter dá resultados catastróficos; o sistema de lentes que escolhes e qual a oferta que tens e preço das mesmas... e por fim as funcionalidades que por vezes são dealbreakers para nós mas que para os reviewers não o são.
By mauro_mars
Para um enquadramento melhor vou se calhar relatar aqui mais um bocado do meu conceito de fotografia para tentar perceber o que realmente preciso.

Eu pessoalmente gosto de fotografia e conheço os conceitos básicos.

Não sou nenhum purista ou ultrageek dos pormenores.

Vou usar a camera no dia a dia.

Pessoalmente é para fazer fotos/videos dos meus filhos, das viagens de família.

Profissionalmente é para fazer fotos/videos de produtos/máquinas para registo de fabrico e Marketing.

A verdade é que provavelmente, a objectiva que comprar com a máquina vai ser durante muito tempo a que vou usar.

Eu resolvi criar este post aqui, mesmo para fugir das opiniões do ppl que faz reviews. Esperava que houvesse por cá mais gente com mirrorless e então recolher a opinião deles.

A RX10 ou a FZ2000 já não se enquadram tanto no form factor que procuro. Mesmo a G80 também já é mais volumosa.
Claro que a RX100 tem umas dimensões/qualidade imbatíveis.

A a6300 com a objectiva que traz de origem não fica muito maior que a RX100, daí ser um factor que valorizo.

Por outro lado a objectiva da RX100 é uma Zeiss e da a6300 é uma Sony normal.

É verdade que as objectivas para a a6300 são caras, se montar um adaptador (também caro), as objectivas já ficam mais acessíveis.

O video ser 4K era interessante, uma vez que não tenciono andar sempre a trocar da máquina. Como já começa haver TVs e monitores 4K faz sentido que consiga gravar em 4K. Realmente o problema do video é o rolling shutter e a focagem constante também pode ser um problema.
By miguelbarroso
Não sei se já o fizeste, mas se puderes dá um salto a uma Fnac ou outra grande superfície o de possas segurar nas máquinas e compara o feeling de cada uma na mão para comparares taammanhos e avaliares em termos de ergonomia.
By GhostMaster
Apenas uma nota, a rx100 é apenas um sensor de 1"... Tens a Panasonic lx100 com um sensor 4/3 a cerca de 600€, mas o autofocus tem alguns problemas, mas para vídeo é das melhores máquinas compactas que aí andam.
By mauro_mars
GhostMaster Escreveu:Apenas uma nota, a rx100 é apenas um sensor de 1"... Tens a Panasonic lx100 com um sensor 4/3 a cerca de 600€, mas o autofocus tem alguns problemas, mas para vídeo é das melhores máquinas compactas que aí andam.
Se tem problemas de autofocus, nem vou considerar.

Qual é máquina que usas para fazeres os teus videos?
By GhostMaster
mauro_mars Escreveu:
GhostMaster Escreveu:Apenas uma nota, a rx100 é apenas um sensor de 1"... Tens a Panasonic lx100 com um sensor 4/3 a cerca de 600€, mas o autofocus tem alguns problemas, mas para vídeo é das melhores máquinas compactas que aí andam.
Se tem problemas de autofocus, nem vou considerar.

Qual é máquina que usas para fazeres os teus videos?
LX100 e G7X, gosto mais da LX100 e é bem superior mas muitas vezes tenho de recorrer ao foco manual, mas em termos de qualidade bate tudo o resto nesta gama de preços e tem 4K com 100mbs.
By miguelbarroso
Quando comprei a RX100 considerei a LX100... mas em termos de tamanho, essa sim já se compara às mirrorless. A RX100 cabe no bolso de uns jeans ou de uma camisa sem incomodar. A LX100 já é bem maior... aí prefiro ir para as mirrorless
By dvdt
UkDigital na altura compensava e ainda deve compensar. E ainda oferecem um cartão SD de 64Gb
By mauro_mars
Uma das vantagens da G80 e estabilização no corpo, para video é um pormenor interessante.

David como transportas a tua no dia a dia.?
Já vi que tens o ponho com a bateria, que outros acessórios ou objectivas tens?
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Ajudem o fórum usando este link para compras na Banggood