Escolhas de modelos asa fixa para FPV
Apesar do constante aumento da popularidade dos multirotores, existe uma minoria dos praticantes de FPV que se dedicam ao FPV de asa fixa, principalmente por uma razão, a eficiência que se consegue com esses sitemas, que faz com que sejam possíveis longos tempos de voos com bastante equipamento a bordo. Esses longos tempos de voo, aliado a velocidades de cruzeiro normalmente superiores às dos multirotores permite alcançar grandes distâncias.
Esta série de artigos vai ajudar iniciantes a zero nesta vertente perceberem alguns conceitos e receberem algumas dicas!
No artigo de hoje vou mostrar quais os airframes possíveis.
Para começar, temos de escolher um airframe, logo aqui existem diferenças brutais, temos as asas voadoras e temos os aviões ou mesmo planadores.
Asas deltas:
As asas deltas são de longe o airframe com mais eficiência, por não terem nenhuma fuselagem a causar atrito, todo o corpo da asa produz “lift” fazendo com que leve a capacidade de carga/m2 ao máximo. Também têm uma velocidade de cruzeiro normalmente superior aos aviões. Existe contudo uma desvantagem, que é dificuldade em distribuir os componentes, que tem de ser bem pensada. Felizmente nos últimos anos temos visto algumas asas voadoras já com uma grande fuselagem a permitir arrumar os componentes mais facilmente.
Boas asas na minha opinião é a Skywalker x6 ou a Phantom FX-61, com uma envergadura e 1 metro e meio, já permite colocar uma boa carga e fazer voos a bastante distância. Na x6 existe a vantagem de ser desmontável, facilitando bastante o transporte. A Phantom tem um valor bastante mais em conta!
Aviões:
Aqui temos uma boa vantagem, que é a capacidade de carga na fuselagem, que se facilmente arruma no seu interior e as características de voo normalmente mais dóceis e lentas que as asas. Alguns aviões são também desmontáveis, para facilitar o transporte.
Alguns dos aviões que recomendo para FPV são para iniciantes um bixler, por exemplo o bix3 ou para utilizadores que queiram ir mais longe um Skywalker, a versão 2015 que tem alguns upgrades em relação a versões anteriores.
Planadores:
Capazes de autonomias fenomenais, mesmo com baterias pequenas. O senão deles é a capacidade de carga, visto que teem um rácio peso/m2 bastante baixo. Se muito carregados vão ter péssimas características de voo.
No entanto, se o setup de FPV for bem configurado é possível sem duvida ter uma maquina 5*, a voar suavemente e conseguir planar a grandes distâncias.
No próximo artigo vou mostrar as escolhas de sistemas de piloto automático e OSD.
Artigo escrito por peter97silva (obrigado pela disponibilidade peter) 😉
Sigam o meu canal de YouTube aqui: https://www.youtube.com/channel/UChZcQvmUnnhzOJWvSp77Zzg