Qual o melhor sistema de FPV para iniciar?

51 Responses

  1. Luís Filipe Pimenta diz:

    Tenho um amigo que tem o Phantom 1, e vi uma filmagem que ele fez e fiquei logo maluco por este tipo de quadcopteros. Vi muitos e o que fiquei mais impressionado foi com o WLTOYS V303 Seeker. Pergunto é um bom modelo ou não?

    • admin diz:

      Boa noite Luís, o V303 voa bastante bem (eu tenho um) e para o que anuncia o quadcoptero é bom, mas se o objectivo é adicionar uma gimbal e tudo mais eu não compraria o V303, o Cheerson CX-20 é melhor aposta neste momento e tem algumas vantagens em relação a V303, que vou passar a descrever:
      – O compartimento da bateria do CX-20 é maior que o V303 e por isso permite uma diversidade de baterias maior, já o V303 praticamente só cabe a bateria de origem que nem é muito barata… Isso é mau porque se quiser comprar mais baterias vai apenas poder comprar as próprias para este quadcoptero e terá que mandar vir da China, já o CX-20 pode usar mesmo as do Phantom que dá perfeitamente.
      – O trem de aterragem do V303 é ridiculamente fácil de partir, isto porque aqueles “pés” pretos se baterem de lado partem logo, o CX-20 é mais resistente.
      – O rádio do CX-20 tem botões específicos para controlo do tilt e roll da gimbal (aquelas rodinhas no rádio), já o V303 não tem nenhum canal para isso.
      – A controladora do CX-20 tem mais opções e permite waypoints, isto é bom, mas requer alguma pesquisa antes de alterar algo, já a do V303 é mais simples e funciona muito bem, mas é mais limitada.
      – O CX-20 tem uma gimbal própria que funciona muito bem, o V303 não tem nenhuma gimbal.
      – Em termos de ajudas na net consegue encontrar mais vídeos a ajudar a instalar e configurar o CX-20 que o V303.

      Em termos gerais é isto, o V303 voa muito bem, mas tem algumas coisa que não gosto, se quer saber mais sobre ambos tem aqui os artigos correspondentes:
      http://fpvportugal.com/cheerson-cx-20-ou-hobbyking-quanum-nova-com-apm-e-waypoints/
      http://fpvportugal.com/wltoys-v303-seeker-com-controladora-da-zerouav/

      PS: Atenção que se não tem experiência é recomendado aprender a voar com um mini, tal como o Hubsan X4. 🙂

  2. Ezequiel Duarte diz:

    Para quando um post a explicar como aumentar a extensão do fpv via router? Parece-me que é a alternativa mais barata, para quem tem drones como os phantoms, com fpv incorporado, usando o smartphone como visor.

    • admin diz:

      Em breve publico um artigo de como aumentar o alcance usando o 2.4GHz do Vision, Vision+ e FC40, não o publiquei ainda porque não sou grande adepto desse tipo de transmissão de imagem, porque ela sobre de um grande atraso e muitos cortes/interferências.

  3. Denismar Nogueira diz:

    Estou querendo começar mas preocupado de não gastar de forma errada. Quero voar , neste momento, dentro da limitação do meu rádio Futaba 2.4 7C. Por isso estou pensando em um sistema BOSCAM-Mini-8CH-5.8G-400mW-Wireless-FPV-Transmitter-and-Receiver-Kit. A minha dúvida é: Se esse sistema vale a pena? Que câmera vc me recomendaria (mobius? ou Sony 600TVL?). Esse sistema permite o uso de OSD? Para finalizar vou usar isso tudo em um avião e pensei em utilizar um Quanum DIY FPV Goggle Set with Monitor (KIT) que vende na HK. Desde já muito obrigado.

    • admin diz:

      Não percebi muito bem o seu comentário, quer um sistema de FPV que acompanhe o alcance do rádio? O boscam TS351/TS58200 de 200mw dá até cerca de 1KM de alcance, se quer melhor o de 400mw consegue mais alcance.
      Camera depende, se dá valor ao facto de ficar com a filmagem gravada em 1080p ao mesmo tempo que tem saída de vídeo para FPV a Mobius é o ideal, se apenas quer ver o vídeo e não ficar com ele gravado então a 600TVL é o ideal, qualquer uma das cameras permite o uso de OSD.
      Esses óculos são o ideal para iniciar sem gastar muito dinheiro, funcionam relativamente bem. 😉

  4. mPeixoto diz:

    Bom dia, trabalho na área da fotografia e video e estou interessado na compra de um sistema que me permita fazer imagens aéreas de eventos. Já ouvi que melhor que “quad” era “exa” ou “octa” por dar mais estabilidade. Eu tenho uma goPro 3+. Gostaria de saber o que recomendam. Tenho iPhone ou iPad, que não sei se são de aproveitar para controle. Desde já, obrigado.

    • admin diz:

      Hum, tendo em conta que pretende filmar eventos e a necessidade de redundância (capacidade da aeronave fazer uma aterragem controlada no caso de falha de algum motor) que isso acarreta eu recomendaria um DJI S1000 com controladora de voo A2 ou no mínimo uma NAZA V2, apenas os octacopteros (8 motores) lhe conseguem dar essa redundância no caso da perda de um motor, as controladoras da DJI são nesse aspecto também as mais avançadas.
      Poderá eventualmente ir para um S900 com DJI A2, mas é um hexacoptero e poderá já não conseguir recuperar no caso da perda de um motor, teoricamente consegue mas não de forma tão controlada como um octacoptero.

  5. João Neves diz:

    Boas tardes gostaria de saber qual o equipamento que tera o maior alcance fpv? Estou a montar um avião fpv e tenho essa dúvida o que irei comprar para tirar a maior distância possível. Obrigado cumprimentos.

    • admin diz:

      Bom dia Joao, este sistema já consegui 2km de alcance, mas se quer mais alcance o transmissor ts353 tem o dobro da potência e consegue 4 a 5km de alcance.
      Tem aqui o link da venda: http://j.mp/1gJ6t7s

      O Cupão bestbg dá-lhe um desconto.

  6. João Neves diz:

    Obrigado pela ajuda e em relação ao receptor o que me aconselha para o transmissor ts353?

  7. Guilherme Comando diz:

    Boa tarde,

    Eu tenho um Phantom 2 e neste momento quero investir num sistema de FPV. Depois de ler muita informação e ficar cada vez mais confuso cheguei a um conclusão. Preciso apenas de um transmissor e de um receptor. Não preciso de grandes distâncias, 500 metros parece-me suficiente. Sendo assim estou a pensar adquirir:

    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__63114__SkyZone_TS5823_5_8GHz_32CH_A_V_200mW_Mini_FPV_Transmitter_v2_.html

    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__66717__Boscam_Galaxy_D2_Diversity_5_8GHz_FPV_LCD_Monitor.html

    Neste caso penso que não precisarei de mais material nenhum. A minha duvida é como é que eu ligo o transmissor a minha GoPro 3+ visto que o output de vídeo é o mesmo que o do Zenmuse ? Ou estou a dizer uma estupidez? É que o meu objectivo é gravar o vídeo para o cartão da GoPro (o que tenho feito desde sempre) e ao mesmo tempo ver o que estou a gravar através do sistema de FPV. Espero que me possam ajudar. Cumprimentos

    • admin diz:

      Esse sistema é muito caro para o que pretende, eu recomendo antes o que recomendo no artigo, esse LCD que indica não tem bateria interna, o que recomendo tem.

      Quanto à sua dúvida a GoPro grava e envia imagem ao mesmo tempo pelo sistema de FPV.

      Video de ajuda: https://www.youtube.com/watch?v=vba9GkSDaxc

      Só precisa de ligar a energia e Ground e video out que saem da Zenmuse ao emissor de vídeo.

  8. maicon diz:

    olá, tenho um phantom 2 com gopro 4silver, tenho exatamente esse kit ai, montei ele, só que ele pega aproximadamente apenas 300 400 metros..

    Por que tão pouco sera? tem alguma configuração na gopro pra enviar video menor? alguma dica? trocar a antena??

    • admin diz:

      Provavelmente são as frequências que não estão correctas. No entanto tente usar o canal 4 no emissor e escolha a banda c canal 4 no LCD em modo diversity.

  9. Marco Nobre diz:

    Boa tarde. Estou a pensar adquirir um brinquedo destes, e o orçamento que tenho para tal, são 100 a 150 euros, já com duas ou três baterias extra. Agradou-me o Yizhan X6 tarântula. Que lhe parece? Desde já, muito obrigado.

  10. Marco diz:

    Boa tarde,

    Este modelo, segundo sei, passará a ser da jjrc. Tendo a designação JJRC H16 Yizhan Tarantula. Com câmera de 5 MP. Pesquise no Banggood. Para o meu conhecimento destreinado, parece-me um bom artigo. Gostaria de saber a sua opinião.
    Desde já, muito obrigado.

  11. nuno diz:

    boas… recentemente adquiri um phantom2 v2 e a minha duvida é a seguinte. é possível adicionar gimbal sem ser o da marca sem ter necessidade de abrir o drone? obrigado

    • admin diz:

      Possível é mas não tem o controlo da gimbal, enquanto a Zenmuse da DJI basta ligar o cabo que tem fora do phantom 2 que fica logo com tudo configurado e ligado, é mais simples.

      • nuno diz:

        obrigado pela pronta resposta. realmente vi isso mas a Zenmuse da DJI tem um valor acima do que pretendo gastar. alem disso a go pro H3 por enquanto não é a escolha, estou indeciso entre sj4000 ou xiaomi. Além de tudo isto pretendo um sistema de FPV logo dá um valor um pouco elevado. Tenho visto tudo aqui, mas é muita informação para assimilar em muito pouco tempo 🙂

  12. Erick diz:

    Olá a todos!

    Admin, parabéns novamente pelo seu site, está ótimo!
    Estou querendo adquirir um quadricoptero completo com sistema fpv para uso pessoal(já tenho experiência com hubsan h107d,jjrc h9d), segue minhas dúvidas e conclusões até agora:

    A câmera estava entre a xiaomi e sj4000 mas irei ficar com a xiaomi levando em consideração seu último review.
    A gimbal irei comprar a que você recomendou nos comentários do post review da xiaomi.
    O drone, estou muito indeciso entre o cx20 e Flying3d x8, o flying 3d me parece mais fácil de configurar e possui um radio muito melhor além do alcance, mas aqui no Brasil eu encontro muito mais informações do cx20 do que do Flying3d o que me deixa com receio. E particularmente acho mais bonito o cx20 e dos LEDs dele . além disso, vi comentários de pessoas que perderam seu Flying3d devido a bugs no sinal, isso ainda acontece? O que tem a me dizer, qual sua opinião? Estou muito indeciso.
    Quanto ao kit fpv penso em adquirir este que vc recomenda, ainda é o melhor kit para começar?
    E quanto a instalação, precisarei de mais alguma coisa? Se fará da mesma forma tanto no cx20 como no flying 3d x8? Ou preciso adquirir mais alguma coisa?

    Desde já, muito obrigado pela atenção!!!

    • admin diz:

      Muito obrigado pelo seu comentário, fico feliz que os meus reviews são uteis para alguém. A sua dúvida é bastante pertinente, ambos são excelentes modelos mas o Flying3D X8 realmente sofreu de alguns flyaways na versão 1.3 de firmware do rádio e anteriores, já o CX-20 se for a versão APM além de permitir muito mais opções avançadas como Waypoints e follow me nunca sofreu de nenhum flyaway que tenha conhecimento.
      Quanto ao alcance as novas versões do CX-20 já conseguem mais que 300m.
      A escolha não é facil mas talvez o CX-20 seja um modelo que permite crescer mais com ele, evoluindo e adicionando opções à medida que necessita, já o X8 é fácil de usar mas não dispõe de muitas opções, não tem follow me nem waypoints.

      Quanto ao sistema de FPV continua a ser uma excelente escolha de baixo custo, pode contar com pelo menos 500m de alcance com as antenas de origem, mudado as antenas pode muito bem chegar aos 2km.

  13. Erick diz:

    Olá, Admin.
    Obrigado pela rápida resposta e com certeza seus reviews são muito úteis.
    No site banggood diz que após fevereiro o flying 3d x8 está vindo com a versão atualizada sem bugs, isto procede? Tens noticias de usuarios com problemas no modelo atualizado ou tudo foi devidamente solucionado? Pois eu sou iniciante, acredito que não irei utilizar follow me e nem waypoints. Dessa forma, o alcance e o controle do 3d x8 estão me atraindo bastante mas também não quero comprar e ficar com medo de perder o sinal dele, por exemplo. Mais uma coisa, em relaçao aos motores cx20 e flying 3d x8 utilizam os mesmos? as proteções de hélices do cx20 poderia utilizar no flyind 3d x8 também?
    Antenas para maior alcance, seriam estas? http://www.banggood.com/Boscam-SKY-FPV-5_8GHz-Petals-Clover-Mushrooms-Antenna-RP-SMA-Male-p-91109.html

    Obrigado pela atenção!!!

    • admin diz:

      Sim os motores são 2212 iguais em ambos os modelos, não exactamente iguais exteriormente mas são equivalentes.
      Sim a nova versão 1.4 do Flying3D tem o problema do flyaway resolvido, as protecções de hélices não tenho a certeza mas acho que funciona, é uma questão de verificar na banggood que devem ter la as protecções de hélices para o X8.
      Sim essas antenas são muito boas, eu próprio tenho 2 kits delas e gosto muito delas, consegue mais de 1km com elas, eu já consegui com as minhas e com um transmissor de 200mw equivalente a esse.

  14. Fjdcosta diz:

    Boas, descubri este link e tem algumas ajudas preciosas, já fiz e tenho pratica em aeromodelismo e na semana passado adquiri o phantom3 PRO, para já , fiz alguns vídeos e fotos e so tenho bom feedback.
    Excelente qualidade de imagem e vídeo!
    No mundo dos quad sou novo, mas como a experiência Tb conta algo e testei um phantom e me adaptei tão bem, comprei de seguida!
    Comprei talvez a um mês atrás um x5c, para brincar digamos mas que está retido na alfândega, e este sim, será para fazer umas manobras mais ousadas 😉
    Bem hajam e boas publicações, estão de parabéns!

  15. FPVPYx diz:

    Boa tarde. Queria saber se existe alguma forma de, ao invés de termos que ter um receptor de video dedicado, podemos visualizar a imagem transmitida pelo quadcopter através do computador?

  16. Diogo Almeida diz:

    Tem link de video como configurar no cx 20?

    • admin diz:

      Configurar em que sentido? Montar o sistema de FPV no CX-20? É igual a qualquer outro modelo, ligar o transmissor de vídeo com a antena a uma fonte de 12V, configurar os canais (iguais) entre o receptor e emissor e está feito.

  17. nMoreira diz:

    Bom dia! Até que ponto acham importante ter som num sistema FPV?

    • admin diz:

      Não muito importante, mas por exemplo sons estranhos com os motores podem ser detectados com som, de resto só vai ouvir o som dos motores constantemente, pode ser um pouco chato.

  18. José Roberto Vaz Oliveira diz:

    Tenho um Wltoy 686 e comprei um Syma X8C que deve chegar logo. Pergunto: o receptor do 686 servirá para o X8C?

    • admin diz:

      O receptor é a board toda que tem tudo, se trocar tudo sim dá mas aviso já que tem de soldar os motores todos e tudo, não é propriamente a tarefa mais difícil mas exige cuidado.

  19. Welington diz:

    Amigo fiquei mto surpreso e confesso que achei super interessante as informações que você passa para todos os amantes desse hobbie, mto show. Se puder me ajudar ficaria mto agradecido, pois bem, estou querendo comprar um drone e estava na duvida entre o Cheerson e o Phanton mas, depois de ttos elogios ao Cheerson e tbm da pessoa que está falando que na minha opinião parece um ótimo entendedor do assunto que é VOCE, resolvi então aceitar o conselho. Mas vamos então a pergunta: Qual o gimbal, digo o modelo que posso comprar que se adapta no Cheerson? Eu comprei uma câmera sj4000 com wifi e controle remoto, você pode me ajudar?

  20. weldas diz:

    Olá, tenho um walkera qr x350 pro com RC Devo f7, mas acho a tela FPV do RC muito pequena. Receiver RX 703A. Nesse caso o q eu preciso para conectar um monitor maior, por ex. de umas 7″. Apenas o monitor ou algo mais? obrigado

  21. Rafael Carvalho diz:

    Olá. Muito bom o artigo. Comprei 3 quadricopteros: Um Cheerson cx-10a, um JJRRC H-12C e um Cheerson CX-20 (para este comprei um gimbal e uma sjcam400). Gostaria de fazer FPV, o que me indicas, pois ao mesmo tempo que tenho um pouco de medo de utilizar o cx-20 para isto, ele seria o mais adequado para o meu objetivo – Filmagens e fotos profissionais. Gostaria de não gastar muito com o FPV, mas algo que realizasse um bom trabalho pelo preço. Obrigado.

  22. Jack diz:

    Ola, tenho um cx-20 versão open source e gostaria de saber qual osd usar ?

  23. jonas diz:

    Boa noite, tenho um F550 ja com Zemuze H3 3D e uma Gopro Hero 3, gostaria de saber qual seria o melhor conjunto de FPV para utilizar com o que ja tenho, e se seria possível instalar um sistema para poder utilizar o celular, como no Fantom?

  24. Edson diz:

    Ola.gostaria de saber detalhadamente por favor uma lista do que preciso para um bom equipamento pfv para aviao por exemplo um rangers 757 1.98m envergadura ou equipamento adequado para aeros longa distancia desde ja obrigado.

  1. 7 Junho, 2014

    […] Onde Comprar: Cheerson CX-20 RTF (com bateria e carregador e rádio, pronto a voar): ~230€ http://j.mp/1hxF50E Bateria extra de capacidade 2800mah (cerca de 14min de tempo de voo): http://j.mp/1kNj1RJ Gimbal (2 eixos) que funciona perfeitamente neste quadcoptero: http://j.mp/SDzJIi Kit de FPV: http://fpvportugal.com/qual-o-melhor-sistema-de-fpv-para-iniciar/ […]

  2. 9 Setembro, 2014

    […] Isto são os componentes básicos que constituem um multirotor, com isto já é possivel voar, mas para FPV por exemplo serão necessários outros componentes extra, o mais fácil é usar um LCD com receptor de FPV embutido e um emissor, se quiser saber de um bom kit de FPV simples de consfigurar e com bom preço/performance então siga este link: Sistema de FPV para inciar […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *