Boas!
Gostaria de iniciar esta thread para informacao geral.

Acima de 900 gramas nao interessa para aqui... (esta thread)

Entao:
Visto que a partir de hoje vai ser obrigatório registo de tudo o que vai para o ar remotamente controlado, vulgo RC acima de 250gramas....venho por este meio...esclarecer e informar...

Que nada sei sobre o assunto... lol
(apenas me regulo pelo www. voanaboa.pt até hoje)

Ou seja...
-Já está em vigor?

-Se nao, quando é iniciado?

-O registo é onde? Nas reparticoes das financas, loja cidadao, ou via web indo a um determinado site? QUAL site?

-O registo é para cada RC acima de 250 gramas ou um registo serve para 500 RC's?

-Modelos antigos mesmo de 1990, pesando mais de 250gramas obviamente tem de ser registados...mas qual a marca ou modelo? lol

-O registo é o que? Pedem informacao do modelo? E aqueles montados ás pecas vindos dos 4 cantos do mundo com mil e 300 marcas de cada peca?

-E depois do registo é enviado para casa uma matricula?

-Quando mede e quanto pesa a matricula do registo? 900 gramas? :mrgreen:

-Essa matricula é exclusiva do modelo registado ou pode.se usar noutro? É que no ar só vai tar um de cada vez...

-Quando vender o RC com mais de 250gramas e menos de 900gramas retiro a matricula ou tem de ir para o "outro"??

Para aliviar o stress, nao me pronuncio nem quero saber dos "cachalotes" de +900gramas.
Apenas ficando a duvida... 900gramas inclusive? Ou só depois das 901 é que tem "maminha" do seguro?
Toshiba Escreveu:
05 jul 2018, 21:53
Boas!
Gostaria de iniciar esta thread para informacao geral.

Acima de 900 gramas nao interessa para aqui... (esta thread)

Entao:
Visto que a partir de hoje vai ser obrigatório registo de tudo o que vai para o ar remotamente controlado, vulgo RC acima de 250gramas....venho por este meio...esclarecer e informar...

Que nada sei sobre o assunto... lol
(apenas me regulo pelo www. voanaboa.pt até hoje)

Ou seja...
-Já está em vigor?

-Se nao, quando é iniciado?

-O registo é onde? Nas reparticoes das financas, loja cidadao, ou via web indo a um determinado site? QUAL site?

-O registo é para cada RC acima de 250 gramas ou um registo serve para 500 RC's?

-Modelos antigos mesmo de 1990, pesando mais de 250gramas obviamente tem de ser registados...mas qual a marca ou modelo? lol

-O registo é o que? Pedem informacao do modelo? E aqueles montados ás pecas vindos dos 4 cantos do mundo com mil e 300 marcas de cada peca?

-E depois do registo é enviado para casa uma matricula?
-Quando mede e quanto pesa a matricula do registo? 900 gramas? :mrgreen:

-Essa matricula é exclusiva do modelo registado ou pode.se usar noutro? É que no ar só vai tar um de cada vez...

-Quando vender o RC com mais de 250gramas e menos de 900gramas retiro a matricula ou tem de ir para o "outro"??

Para aliviar o stress, nao me pronuncio nem quero saber dos "cachalotes" de +900gramas.
Apenas ficando a duvida... 900gramas inclusive? Ou só depois das 901 é que tem "maminha" do seguro?
- não está em vigor, apenas foi aprovado.
- para já não saba quando entra em vigor
- plataforma online a ser lançada pela ANAC
- cada rpa com mais de 250 g um registo
- respondido anteriormente
- se for dos comprados rtf tem marca, se for diy não tem, usas a da fc por exemplo. E sim é todos.
- pedem as caracteristica, o normal, tal como nas autorizações quando as pedes.
- óbvio, enviado para casa.
- medida não sei, mas se é pra colar no drone não deve pesar 900 g.
- já respondido.
- quando vender um com mais de 250 g, e não interessa se tem menos de 900 g, o que interessa é ter mais de 250 o registo é transferido, logo não retira nada. Tem é de fazer a transferência de propriedade.
Pra terminar, estas regra são pra todos acima de 250 g, e não importa os " cachalote", pois já vi 210 com quase 1k. A diferença é que tudo o que tiver 900 gramas ou mais vai ser obrigatório seguro.
Quem está habituado a pedir autorizações, metade destas dúvidas estão respondidas. Mas prontos.
palex liked this
Pareçe que levaram com tantas perguntas que tiveram de responder publicamente:

Transcito do site da anac..
http://www.anac.pt/vPT/Generico/Noticia ... 32018.aspx

O mais engraçado é que ninguém fala de helicopteros e aviões RC...só de drones... sim eu sei que são todos drones...mas os drones são os multirotores na minha opinião! MAs é tudo Drone, eu sei! Nãoo batam no ceguinho...

Comunicado de Imprensa 03/2018 - Esclarecimentos sobre o Decreto-Lei aprovado pelo Governo relativo ao registo e seguro de drones
06-07-2018

A ANAC - Autoridade Nacional da Aviação Civil, face aos inúmeros pedidos de esclarecimento recebidos, depois de ter sido aprovado, ontem, em Conselho de Ministros, o Decreto-Lei que estabelece o regime jurídico referente ao registo e seguro de responsabilidade civil obrigatório aplicável aos sistemas de aeronaves civis pilotadas remotamente, vulgarmente conhecidas por drones, que complementa o Regulamento da ANAC n.º 1093/2016, de 14 de dezembro, que define as condições de operação aplicáveis a estas aeronaves (“regras de utilização do espaço aéreo”) e acompanha a futura regulamentação prevista ao nível da União Europeia, vem informar o seguinte:

i. A entrada em vigor deste Decreto-Lei ocorrerá após a sua publicação.

ii. A obrigatoriedade de registo está dependente da disponibilização pela ANAC da plataforma eletrónica, cuja operacionalidade será divulgada na sua página oficial, na página do “Voa na Boa” e página do facebook.

iii. A necessidade de um seguro de responsabilidade civil tornar-se-á obrigatória após densificação das condições de celebração de um contrato de seguro para os drones, com peso superior a 0,900 kg. A concretização das coberturas, das condições e dos capitais mínimos do contrato de seguro serão aprovadas por portaria do Governo, num futuro próximo.

iv. O registo dos operadores de drones, com um peso superior 0,250 kg, será efetuado na plataforma eletrónica já referida, a disponibilizar pela ANAC. Após o registo do operador na plataforma eletrónica, a ANAC emitirá uma etiqueta que deverá ser colocada na aeronave, de modo a permitir identificar o operador do drone. Destaca-se, ainda, que este diploma prevê a possibilidade futura de utilização da identificação eletrónica, a qual dependerá dos avanços tecnológicos verificados a nível da União Europeia.

v. O registo da venda pelos Comerciantes será realizado com recurso à mesma plataforma, no ato da compra, onde são registados os dados do adquirente e as caraterísticas do drone.

vi. A atualização desta informação e outros desenvolvimentos serão divulgados de imediato no site da ANAC ( www.anac.pt ), site “Voa na Boa” ( www.voanaboa.pt ) e facebook.

Autoridade Nacional da Aviação Civil
Departamento de Comunicação
6 de julho de 2018
EleBraga liked this
Estou curioso por saber como é que eles vão lidar com as centenas, senão milhares de utilizadores estrangeiros que visitam o nosso país. Também lhes vão exigir registo e matricula?

Já agora, esse registo é ao utilizador, algo que o identifique ou é para cada drone? Pelo que entendi, e corrijam-me se estiver errado o registo é ao utilizador e colamos uma etiqueta no ou nos drones, para que nos identifiquem... é isso?

Ou sera uma palhaçada de um registo para cada drone, cada um com registo diferente? Pessoas com 5.. 10 drones, DIY, Etc... morrem com esta burocracia patética...
rmz Escreveu:
07 jul 2018, 14:08
Estou curioso por saber como é que eles vão lidar com as centenas, senão milhares de utilizadores estrangeiros que visitam o nosso país. Também lhes vão exigir registo e matricula?

Já agora, esse registo é ao utilizador, algo que o identifique ou é para cada drone? Pelo que entendi, e corrijam-me se estiver errado o registo é ao utilizador e colamos uma etiqueta no ou nos drones, para que nos identifiquem... é isso?

Ou sera uma palhaçada de um registo para cada drone, cada um com registo diferente? Pessoas com 5.. 10 drones, DIY, Etc... morrem com esta burocracia patética...
Eu sou um desses casos, estou algumas vezes nos Açores e sou canadiano, estou para ver se vão obrigar-me a fazer um seguro pelo meu phantom 3 sp...

Tens que fazer registo para cada drone e por esse mesmo registo colado no drone, se fizeres algum mal eles possam identificar-te, mas gostava de ver identificarem um mavic pro se unico sitio para colar etiqueta é em cima do mesmo, talvez eles tenham um satélite e aí de cima vão ver que és tu :D

Portugal sempre a mesma coisa, papeis, papeis.... mas entretanto ve-se aí gente a borrifar-se para isso e voa na mesma sem se chatear com autorizações e eu quero certificar-me que não me chateio com as autoridades portuguesas porque sou estrangerio a gastar tempo com pedidos de autorizações etc....

Cheira-me companhias seguro querem encher mais os bolsos, porque se eu partir um vidro de uma casa vou pagar SEMPRE os primeiros 250 euros e só se o vidro for mais caro, seguro paga o resto...
rmz liked this
Isto é uma macadada completa....

Porque segundo algumas pessoas entendidas o radio modelismo está regido pela FPAM (Federacao Portuguesa de Aeromodelismo)

OS DITOS avioes e helicopteros e drones multirotores sem camara controlados apenas pelo radio control em 2.4ghz de 10mw ou o antigo FM 35mhz (pre-historia) nao sao abranjidos por esta macacada dos drones...apenas pela lei da Federacao.
http://www.fpam.pt/docs/00/00/02/000002zy.PDF
Ao qual só se pode voar nas ditas pistas de aeromodelismo.... lol

Nem sei o que pensar...uns dizem que Drone é tudo.... Aviao, Helicoptero, Multirotor...e o site do voa na boa so fala de drones... e imagem de drones... nunca via imagem de helis ou de avioes controlados remotamente...

O mais certo é:

Acabar com o hobbie do ar e ficar só com os carros RC até se lembrarem de fazer seguros também para os que andam na terra...nao falta muito...porque se for para corridas oficiais era e é perciso... mas lazer ainda nao...embora exista licenca de lazer para carros RC. lol

O certo é que se for apanhado por um GNR a voar o helicoptero ali no Parque das Nacoes nos relvados...ele pode ir ter comigo e perguntar se tenho registo? Ou se pertenco há FPAM? Que nem devem conhecer que existe... Porque também existe uma FPTuning e ve-se bem o que aquilo deu... tudo ilegal mas paga IVA as pecas. Circo!

Ia dizer para arranjar outro hobbie...tipo pesca...mas isso tambem percisa de licencas e seguros... fosga.se..falta muito para pedir papeis para mijar na borda da estrada e pagar multa por estrago da via publica....

Olha vou dormir... e esperar sentado novidades... deste circo!

É que nao pertencendo há FPAM visto nao tar a querer pagar cotas e licencas anuais e sei lá mais o que...

Os registos desta cegada serao só para drones... e como ficam os avioes e helicopteros '"pequenos"que tenho? É que como eu há muitos com muitos mais helis e avioes e nem pertencem a clubes também.... cria-se um vazio?

Ou realmente será tudo enfiado na carapuca das gramas ...250gramas para cima registo...900 gramas para cima registo e seguro?
Assim pelo menos resolvia esta coisa de nao tar incristo na FPAM que quer mais mama que o registo. Tou nisto por lazer, por isso nao quero nada dessas coisas de partecipar em provas e ser o primeiro...só lazer.

Penso que o registo seja barato...mas lá está... se for helicoptero quem faz o registo tem essa opcao? Ou aviao? Ou é mesmo só "Multirotor DRONE"?
Esta leis são optimas para travar os infractores... ou seja, aquele que infringe a lei já imposta vai já:

- Correr a fazer um registo
- Correr para fazer um seguro
- Correr a instalar a app do Voa Na boa

Para depois... ir para os aeroportos... então voces não veem que isto é super eficaz... :roll:

Então os pedidos AINDA existentes e obrigatórios para poder filmar são uma comédia... especialmente quando Russia, Estados Unidos e China que teem zonas de LONGEEEE mais sensiveis que Portugal, não o exigem. Apenas englobam essas areas nas zonas "no flight".

Mas o Portugues não gosta de ser simples.. o Portugues gosta de Papel, Autorização e auto-intitularem-se de Senhores Doutores...
jjmaia liked this
Tanta confusão com a palavra drone. Se forem por aí, quem tem carros rc tem de ter registo, são drones também. Os barcos e submarinos rc também o são. Rpa, aeronaves pilotadas remotamente. E tudo vai ter de ser registado, pelo que entendi. Não sofram pod antecipação, o registo pelo que estava na proposta de lei vai ser gratuito nos primeiros 30 dias. Aproveitem. Seguros? Filiem-se num clube, o seguro cobre se voares fora do clube, com a diferença que em caso de acidente a peritagem é paga por ti se for fora do clube. Estrangeiros, tragam o seguro feito no vosso país caso ele seja válido em portugal.
Calma e não façam bichos de sete cabeças.
Quanto à identificação do drone onde está a dúvida? Até parece que nunca fizeram um pedido à AAN, pois a rpa já é obrigada a ter lá um autocolante ou o que quiserem com a identificação da mesma. A diferença é que essa identificação foi escolhida por nós, agora serão eles a atribuir.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 8
Joao Maia

E agora noturno :D https://farm5.staticflickr[…]

Café "JÁ VOAS"

Parece que o phantom 5 aparecerá no final d[…]

Ajudem o fórum usando este link para compras na Banggood