By Pacheco
Caros,
Comecei um novo "projecto" de software, que pretende simplificar os pedidos ANAC/AAN.

Motivação
    Tornar [muito] menos tedioso preencher os PDF ANAC/AAN.
    Motivar as pessoas que não fazem pedidos a fazê-los, se o preenchimento for parcialmente automatizado.
    Ajudar a gerir as datas de vigor das autorizações em curso e por conseguinte, quando pedir renovações.
Nota pessoal: costumo adicionar/remover locais durante as renovações. Fazer copy/paste nos PDF, tomando atenção aos raios, coordenadas e datas consome "muito tempo" pois tem que ser feito com alguma atenção.

Objectivos
    Manter a minha lista de "locais favoritos", com os atributos que uso (raio, AGL, datas...) e editar facilmente esta lista.
    Escolher visualmente quais os locais a usar numa nova acção de "Pedido"
    Preencher os respectivos PDF automaticamente.
    A partir daqui, se for aplicável, assinar os pdf e enviar por email. Este passo final será manual.

Passos
:mrgreen: DONE - "Hackar" os formulários e perceber a sua estrutura interna
:mrgreen: DONE - Escrever, programaticamente, nos campos certos, preenchendo assim um formulário na integra

O Software
Será Open Source, e nascerá no Bitbucket e crescerá no Github se houver contributors.
Por enquanto as provas de conceito referidas acima foram feitas numa sandbox (LinqPad) e provavelmente a aplicação final será Winforms para Windows (C#)
Poderei portar para Java se tiver tempo - ou se o projecto ganhar tracção e alguém queira colaborar e ter o seu nome no Hall Of Fame.
A prazo, se houver adopção geral, poderá tornar-se uma aplicação web.

Criei este tópico para ir comunicando o progresso do mesmo. Movam pf para a secção correcta se aplicável, ok?

Ab
BruSoares, FiShBuRn, P C and 7 others liked this
By MSilva
Muito bem. Porreiro mesmo tambem era descobrir infractores que andem a violar as regras da anac e aan e denunciar os mesmos. Assim como serem excluidos do fórum. Parabens pela iniciativa.
Francisco liked this
By Warlord
Não sei como vcs fazem, mas eu só tive trabalho a preencher uma vez.
Tenho o PDF guardado todo preenchido mas sem assinatura.
Sempre que quero fazer um pedido novo, abro esse, edito a data, coloco a assinatura e gravo com um nome novo...
PageXone liked this
By Pacheco
Eu tb, quando é sempre igual. Mas ultimamente tenho adicionado e removido locais, bem como cruzado com autorizações em vigor versus renovações. Dá algum trabalho. Uma app que simplifique isto seria fixe, e não há nenhuma feita :)
By Pacheco
Update
AAN e ANAC totalmente preenchidos com um click.

Proximos passos
1. Criar uma estrutura que represente uma dada versao dos formularios ANAC/AAN - xml é um bom candidato
2. Criar um GUI dinâmico que desenhe os controles em funcao da estrutura de 1)
3. Criar o conceito de "locais favoritos" - 10 apenas, e com os atributos que os formularios pedem (nome, coords, agl, raio, horas e tipo de voo)

Medio prazo
Mapear os "locais favoritos" aos fields AAN e ANAC

Racional - que me ocorreu enquanto rapava umas azeitonas num voo por baixo de oliveiras -

O GUI tem alguns campos fixos que identificam o piloto/piloto remoto
Os demais campos sao totalmente dinamicos - com uma convencao forte de nomes, pois se ANAC e AAN decidem mudar o template, nao quero ter que refazer o GUI

Dependencias da app
1. Templates PDF AAN e ANAC
2. xml de config AAN e ANAC que mapeia campos GUI com fields PDF AAN e ANAC
3. xml de config que mapeia "locais favoritos" com fields PDF AAN e ANAC

Os "blocos de release" serão em principio
1. GUI principal: bug fixes ou novas funcionalidades
2. xml's de config em funcao de novas versoes de formulario que AAN e ANAC possam libertar

Quanto aos "locais favoritos", apenas vou usar areas circulares. Nao vou contemplar areas poligonais nem rotas.

Se alguem leu até aqui sem adormecer e quiser mandar uma bifa, força
(ainda estou na fase de prova de conceito e nao tenho codigo publicado ainda)
orlando, BruSoares, P C and 4 others liked this

Lá estarei com a minha máquina O que achaste, G[…]

ja tenho os papeis para voar na reta de cabanelas[…]

manda-me pf o teu email por PM. O codigo está no b[…]

Failsafe não funciona

Coloquei exactamente como está no vídeo Enviado […]