By PageXone
ANAC impõe duas condições especiais para o voo de Drones em qualquer local:
- Kit de luzes/leds
- Ter capacidade para fornecer informação, em tempo real, ao piloto remoto sobre a altura a que estão a voar (OSD) ou, na ausência de tal equipamento, não devem voar acima do obstáculo natural ou artificial mais próximo da aeronave num raio de 75 metros.

ANAC recomenda:
- Que o RPA esteja identificavel com o seu número de serie (autocolante)

Em resumo têm que pedir autorização à ANAC para voar nas seguintes condições:
- Voos nocturnos
- Áreas restrictas e Áreas Proibidas
- Corredores Aéreos
- Acima de 120m em zonas sem Trafego Aéreo
- Perto de Heliportos (raio de 2.5km)
- Sobrevoo acima de 12 pessoas
- FPV / BVLOS superior a 5m de altura ou mais de 100m de raio
- Os drones com peso superior a 25 kg
- Operações BVLOS
- Órgãos de Soberania, embaixadas, instalações militares, instalações das forças e serviços de segurança, estabelecimentos prisionais e centros educativos

NOTA: Existe esta excepção muito importante para as Áreas restrictas:
salvo se a RPA não exceder a altura do edifício ou obstáculo natural ou artificial mais próximo num raio de 75 metros, centrado na aeronave

Para voar em Áreas sob jurisdição militar (zonas azuis no mapa e algumas vermelhas) é necessário autorização da AAN
O voo de uma RPA em áreas de jurisdição militar (zonas azuis no mapa), designadamente em áreas restritas ou em áreas temporariamente reservadas constantes das publicações aeronáuticas nacionais, depende de autorização da AAN.

Duvidas frequentes:
http://www.voanaboa.pt/perguntas-frequentes

Passo 1 - Ler todo o site http://www.voanaboa.pt

Passo 2 - Descarregar os mapas KMZ e abrir no Google Earth para validarem se é necessarío autorização de voo ou não http://www.voanaboa.pt/regulamento

NOTA: Não se esqueçam de ligar todas as opções do lado esquerdo

Imagem

Passo 3 - Descarregar o formulário mais recente da ANAC http://www.voanaboa.pt/formularios

Passo 4 - Preencher (créditos para o senhor que fez isto) e enviar para o email [email protected]

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

NOTA: O ponto 7 é de resposta aberta, não copiem pelos outros porque a ANAC analisa caso a caso e sabe.
As medidas de mitigação são diferentes de operador para operador e podem variar com o local de voo.
Tentem ser directos. As vossas respostas irão ser pesadas na balança para aprovação ou rejeição.

Caso a resposta seja positiva receberão um email com o certificado assinado e devem imprimir e levar convosco

Exemplo do email:
Exmo. Senhor,

Em resposta ao solicitado cumpre informar que foi deferido o pedido apresentado por V. Exa., nos termos previstos na Autorização n.º xxx/RPAS/2017 que juntamos em anexo.

Permitimo-nos realçar que deverá assegurar o cumprimento de todos os pressupostos legais necessários ao exercício da sua atividade.
Importa salientar que a utilização de RPAS para a realização de filmagem ou fotografia aérea carece de autorização da Autoridade Aeronáutica Nacional/Força Aérea.

Recomenda-se igualmente que a operação do sistema de aeronave pilotada remotamente (RPAS) esteja coberta por um seguro de responsabilidade civil, devendo igualmente ser salvaguardada e respeitada a privacidade de terceiras pessoas.

Finalmente, informa-se que se por alguma razão pretender cancelar a operação ora autorizada, deverá informar a ANAC através do e-mail [email protected].

Update 1: O mapa da ANAC está em constante actualização, lembrem-se de ir sempre ao site voanaboa e tirar a ultima versão.
É que reparei que já está disponivel Regulamento-RPA-ver-3.0.kmz
O que tinha aqui no computador era o Regulamento-RPA-ver-2.0.kmz

Update 2: Tenho autorização de voo para 90 dias para voos em areas restrictas nomeadamente zona de Lisboa perto do aeroporto (Area 1) com altitudes até quase 3x o que está escrito no regulamento e ainda por cima apenas para lazer/hobby/recreativo portanto tudo é possível, basta que sejam directos no ponto 7.
Para trabalhos, aprovam com mais facilidade.

Informação adicional
Uma informação muito relevante é a seguinte: Sempre que haja necessidade de autorização de utilização do espaço aéreo, esta Autoridade só emite as autorizações após parecer da ANAC (que uma vez obtido deverá ser reenviado por e-mail para [email protected] ).
De realçar igualmente a necessidade de cumprimento do regime jurídico constante da Lei n.º 67/98, de 26 de outubro, que aprovou a Lei de Proteção de Dados Pessoais (poderá obter informação junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados: ( https://www.cnpd.pt/ ).
Por fim, quando é pretendido fazer voos sobre zonas costeiras, deverá contactar previamente a Autoridade Marítima Nacional ( [email protected] ).

Bons voos ;)
Última edição por PageXone em 21 fev 2017, 14:00, editado 3 vezes no total.
The_Vortex, Proprio, BruSoares and 5 others liked this
By PageXone
Update 1: O mapa da ANAC está em constante actualização, lembrem-se de ir sempre ao site voanaboa e tirar a ultima versão.
É que reparei que já está disponivel Regulamento-RPA-ver-3.0.kmz
O que tinha aqui no computador era o Regulamento-RPA-ver-2.0.kmz

Update 2: Tenho autorização de voo para 90 dias para voos em areas restrictas nomeadamente zona de Lisboa perto do aeroporto (Area 1) com altitudes até quase 3x o que está escrito no regulamento e ainda por cima apenas para lazer/hobby/recreativo portanto tudo é possível, basta que sejam directos no ponto 7.
Para trabalhos, aprovam com mais facilidade.
By Feiticeir0
Muito bom ! Agradecido

Um reparo (que provavelmente está no outro topico para acrescentar pelo @proprio) é que, para BVLOS, até 5m de altura ou 100m de raio não é preciso ANAC (em locais normais, sem heliportos, ou aerodromos ou zonas no KMZ) !

Estou enganado ?
By The_Vortex
Feiticeir0 Escreveu:Muito bom ! Agradecido

Um reparo (que provavelmente está no outro topico para acrescentar pelo @proprio) é que, para BVLOS, até 5m de altura ou 100m de raio não é preciso ANAC (em locais normais, sem heliportos, ou aerodromos ou zonas no KMZ) !

Estou enganado ?

Oh Homem, diz logo FPV senão ninguém entende que raio é o BVLOS!

Desde que esteja dentros das regras da ANAC nunca é preciso pedir autorização para nada!

A duvida que tenho é se eventualmente com autorização ele subiriam esses 5 metros!
By Feiticeir0
The_Vortex Escreveu:
Feiticeir0 Escreveu:Muito bom ! Agradecido

Estou enganado ?

Oh Homem, diz logo FPV senão ninguém entende que raio é o BVLOS!

Desde que esteja dentros das regras da ANAC nunca é preciso pedir autorização para nada!

A duvida que tenho é se eventualmente com autorização ele subiriam esses 5 metros!

Inicialmente também me fazia confusão, mas temos que manter os termos iguais! Só por isso!
By Feiticeir0
Então, tira-me uma dúvida. Ponte de Sôr tem o aeródromo, que tem um raio enorme. Os meus sogros são de lá e volta e meia vou lá! Eu quero voar na cidade, lá nuns montes mesmo à saída. Fica kms de distância do aeródromo, mas dentro do raio. Aquela zona tem árvores grandes. Tenho que pedir à ANAC ou basta a AAN?

Obrigado
By PageXone
@Feiticeir0, Ponte de Sõr conheço muito bem, nasci lá :twisted:
No regulamento da ANAC ou em voanaboa.pt tens os contactos de todos os aeródromos de Portugal.
Ligas para lá a pedir autorização.

ATZ de Aeródromo de Ponte Sor

Os voos de RPA realizados no interior de uma ATZ associada a aeródromo civil ou TRMZ, durante o horário de funcionamento publicado nos manuais de informação aeronáutica, carecem de permissão prévia da entidade responsável pela prestação dos serviços de informação de voo do aeródromo, salvo se a RPA não exceder a altura do edifício ou obstáculo natural ou artificial mais próximo num raio de 75 metros, centrado na aeronave, e não abranger o espaço aéreo sobrejacente ao aeródromo, delimitado pelos limites geográficos da respetiva infraestrutura aeroportuária.
BruSoares, Feiticeir0 liked this
By Feiticeir0
PageXone Escreveu:... salvo se a RPA não exceder a altura do edifício ou obstáculo natural ou artificial mais próximo num raio de 75 metros, centrado na aeronave, e não abranger o espaço aéreo sobrejacente ao aeródromo, delimitado pelos limites geográficos da respetiva infraestrutura aeroportuária.

Então não preciso de autorização deles - não fica nos limites do aérodromo (entendo como espaço fisico do aerodromo) e tem lá àrvores altas e assim.. !

Se conheces, digo-te já que é o monte que tem o deposito de água e umas antenas enormes - antes do cruzamento para as galveias, do lado esquerdo (ponte de sôr fica atrás - apos a ponte do rio Sôr)
PageXone liked this
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 31

Lá estarei com a minha máquina O que achaste, G[…]

ja tenho os papeis para voar na reta de cabanelas[…]

manda-me pf o teu email por PM. O codigo está no b[…]

Failsafe não funciona

Coloquei exactamente como está no vídeo Enviado […]