Agora que tenho lido sobre o assunto...realmente a ANAC expressa-se sobre drones e aeromodelos...destinguido-os.

Ora umas citacoes:
Quanto aos aeromodelos, confere-se a possibilidade de poderem voar livremente até alturas superiores às geralmente definidas para as aeronaves pilotadas remotamente, desde que os voos sejam efetuados em locais ou pistas com áreas cujas características e limites laterais e verticais estejam publicados nas publicações de informação aeronáutica nacionais, após autorização da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). Quando os voos forem efetuados fora de tais áreas, aplica-se aos aeromodelos as regras gerais, nomeadamente no que respeita aos limites de altura de voo.

https://dre.pt/home/-/dre/105367104/det ... =105362832

E mais esta:

# 12 - Tenho um “drone” de competição. Preciso de pedir autorização para publicar nas redes sociais as imagens recolhidas?

A classificação técnica para o seu “drone” é “aeromodelo”, por definição do Regulamento n.º 1093/2016 da ANAC. Assim, a sua pergunta pode ter duas respostas. Se o “aeromodelo” for utilizado de acordo com o artigo 8.º do citado Regulamento, as imagens recolhidas não necessitam de autorização de captação e de divulgação. Se, por outro lado, operar o seu “aeromodelo” em espaço aéreo não confinado, as regras previstas para a generalidade dos “drones” são aplicáveis, sendo as autorizações necessárias.

http://www.aan.pt/subPagina-AAN-001.005 ... das-drones

Ou seja do que percebi...

Os aeromodelos podem voar livremente desde que seja em locais próprios..os clubes. Se for fora dos clubes aplica-se esta lei do voanaboa.pt. OK, concordo... mas e esta nova????? De registo e seguro para aeromodelos?

Assim num futuro proximo de meses, se quiser voar fora dos clubes de aeromodelismo legalmente terei de ter registo dos bichos...e seguro se for com mais de 900gramas.

Nao nunca fiz pedido nenhum porque nao tenho nada com camara para ir para o ar. Mas voo praticamente todos os dias com bichos de menos de 900 gramas....porque é o meu hobbie e tendo senso comum... é praticamente no meu quintal :). Agora quando sair a voar até no meu quintal terei de ter registo...

É só essa a duvida....
Espero contribuir para outros e para a minha evolucao que agora supostamente esta cambada tornou ilegal...possa tar legal.

Afinal sou cidado cumpridor dos meus deveres.

E para que conste nao quero nem vou ter no futuro bichos RC no ar com camara... nao é coisa para mim. Se bem que goste de ver os videos no youtube de FPV, mas tar a usar oculinhos ou olhar para um monitor... nao! Prefiro esta realidade...
pedroabrunhosa liked this
Toshiba Escreveu:
09 jul 2018, 19:14
Agora que tenho lido sobre o assunto...realmente a ANAC expressa-se sobre drones e aeromodelos...destinguido-os.

Ora umas citacoes:
Quanto aos aeromodelos, confere-se a possibilidade de poderem voar livremente até alturas superiores às geralmente definidas para as aeronaves pilotadas remotamente, desde que os voos sejam efetuados em locais ou pistas com áreas cujas características e limites laterais e verticais estejam publicados nas publicações de informação aeronáutica nacionais, após autorização da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). Quando os voos forem efetuados fora de tais áreas, aplica-se aos aeromodelos as regras gerais, nomeadamente no que respeita aos limites de altura de voo.

https://dre.pt/home/-/dre/105367104/det ... =105362832

E mais esta:

# 12 - Tenho um “drone” de competição. Preciso de pedir autorização para publicar nas redes sociais as imagens recolhidas?

A classificação técnica para o seu “drone” é “aeromodelo”, por definição do Regulamento n.º 1093/2016 da ANAC. Assim, a sua pergunta pode ter duas respostas. Se o “aeromodelo” for utilizado de acordo com o artigo 8.º do citado Regulamento, as imagens recolhidas não necessitam de autorização de captação e de divulgação. Se, por outro lado, operar o seu “aeromodelo” em espaço aéreo não confinado, as regras previstas para a generalidade dos “drones” são aplicáveis, sendo as autorizações necessárias.

http://www.aan.pt/subPagina-AAN-001.005 ... das-drones

Ou seja do que percebi...

Os aeromodelos podem voar livremente desde que seja em locais próprios..os clubes. Se for fora dos clubes aplica-se esta lei do voanaboa.pt. OK, concordo... mas e esta nova????? De registo e seguro para aeromodelos?

Assim num futuro proximo de meses, se quiser voar fora dos clubes de aeromodelismo legalmente terei de ter registo dos bichos...e seguro se for com mais de 900gramas.

Nao nunca fiz pedido nenhum porque nao tenho nada com camara para ir para o ar. Mas voo praticamente todos os dias com bichos de menos de 900 gramas....porque é o meu hobbie e tendo senso comum... é praticamente no meu quintal :). Agora quando sair a voar até no meu quintal terei de ter registo...

É só essa a duvida....
Espero contribuir para outros e para a minha evolucao que agora supostamente esta cambada tornou ilegal...possa tar legal.

Afinal sou cidado cumpridor dos meus deveres.

E para que conste nao quero nem vou ter no futuro bichos RC no ar com camara... nao é coisa para mim. Se bem que goste de ver os videos no youtube de FPV, mas tar a usar oculinhos ou olhar para um monitor... nao! Prefiro esta realidade...
Mesmo no seu quintal, o espaço aéreo só é seu até à altura máxima do obstáculo natural ou artificial. Acima disso é público. E mesmo assim só é seu se não houver interesse nacional. Está no código civil isto. O mesmo se passa com o subsolo da sua propriedade.
Quanto a seguros, os dos clubes como já referi, são válidos também fora do clube. Até agora são, e esperemos que continuem a ser.
Toshiba Escreveu:
06 jul 2018, 18:40
Pareçe que levaram com tantas perguntas que tiveram de responder publicamente:

Transcito do site da anac..
http://www.anac.pt/vPT/Generico/Noticia ... 32018.aspx

O mais engraçado é que ninguém fala de helicopteros e aviões RC...só de drones... sim eu sei que são todos drones...mas os drones são os multirotores na minha opinião! MAs é tudo Drone, eu sei! Nãoo batam no ceguinho...

Comunicado de Imprensa 03/2018 - Esclarecimentos sobre o Decreto-Lei aprovado pelo Governo relativo ao registo e seguro de drones
06-07-2018

A ANAC - Autoridade Nacional da Aviação Civil, face aos inúmeros pedidos de esclarecimento recebidos, depois de ter sido aprovado, ontem, em Conselho de Ministros, o Decreto-Lei que estabelece o regime jurídico referente ao registo e seguro de responsabilidade civil obrigatório aplicável aos sistemas de aeronaves civis pilotadas remotamente, vulgarmente conhecidas por drones, que complementa o Regulamento da ANAC n.º 1093/2016, de 14 de dezembro, que define as condições de operação aplicáveis a estas aeronaves (“regras de utilização do espaço aéreo”) e acompanha a futura regulamentação prevista ao nível da União Europeia, vem informar o seguinte:

i. A entrada em vigor deste Decreto-Lei ocorrerá após a sua publicação.

ii. A obrigatoriedade de registo está dependente da disponibilização pela ANAC da plataforma eletrónica, cuja operacionalidade será divulgada na sua página oficial, na página do “Voa na Boa” e página do facebook.

iii. A necessidade de um seguro de responsabilidade civil tornar-se-á obrigatória após densificação das condições de celebração de um contrato de seguro para os drones, com peso superior a 0,900 kg. A concretização das coberturas, das condições e dos capitais mínimos do contrato de seguro serão aprovadas por portaria do Governo, num futuro próximo.

iv. O registo dos operadores de drones, com um peso superior 0,250 kg, será efetuado na plataforma eletrónica já referida, a disponibilizar pela ANAC. Após o registo do operador na plataforma eletrónica, a ANAC emitirá uma etiqueta que deverá ser colocada na aeronave, de modo a permitir identificar o operador do drone. Destaca-se, ainda, que este diploma prevê a possibilidade futura de utilização da identificação eletrónica, a qual dependerá dos avanços tecnológicos verificados a nível da União Europeia.

v. O registo da venda pelos Comerciantes será realizado com recurso à mesma plataforma, no ato da compra, onde são registados os dados do adquirente e as caraterísticas do drone.

vi. A atualização desta informação e outros desenvolvimentos serão divulgados de imediato no site da ANAC ( www.anac.pt ), site “Voa na Boa” ( www.voanaboa.pt ) e facebook.

Autoridade Nacional da Aviação Civil
Departamento de Comunicação
6 de julho de 2018
Então o seguro só é obrigatório para os drones com peso superior a 900 gramas? Se for assim jé é uma melhoria em relação ao plano original que seria de seguro obrigatório para todos os drones acima das 250 gramas. :-)
Gilbas Escreveu:
10 jul 2018, 18:23
Estive a pesar os meus...
Tarot X4.....890g
Tarot 650....729g
Inspire 1....810g
Phantom 3....600g
Tarot 650 II....780g
Tello.....901g

Vistas bem as coisas só vou pagar seguro do Tello. :shock:
Lolol!!! :-) Há algo de errado com essa balança! :-)
Gilbas liked this
"iii. A necessidade de um seguro de responsabilidade civil tornar-se-á obrigatória após densificação das condições de celebração de um contrato de seguro para os drones, com peso superior a 0,900 kg. A concretização das coberturas, das condições e dos capitais mínimos do contrato de seguro serão aprovadas por portaria do Governo, num futuro próximo."

Agora fiquei na dúvida se o seguro também é obrigatório para pesos inferiores a 900 gramas uma vez que se refere aqui qe a obrigatoriedade de seguro se encontra dependente da densificação para drones com peso superior a 900 gramas, ou seja, será que já densificaram as condições dos seguros para pesos inferiores a 900 gramas e aguardam apenas a densificação para pesos superiores a esse valor?
Seja como for parece que o registo irá avançar sem a obigatoriedade de fazer seguro ficando esta dependente da saída da portaria do governo. Não sei como irão gerir isso posteriormente. Sei que estas portarias levam imenso tempo a sair e às vezes nunca chegam a sair, mais a mais tratando-se de seguros, enfim....
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 8
Café "JÁ VOAS"

Isso se vai ao chão fica feito em merda :l[…]

Ajudem o fórum usando este link para compras na Banggood