@malditoprof calculo que esse exame online apenas sirva para a parte teórica...como é que avaliam a prática do piloto? Desculpe a minha ignorância.
Gilbas Escreveu:Eu e outro user deste fórum prestamos provas em multirrotores F3U perante três técnicos da FPAm. E não foi com um Phantom...
Boas Gilbas! :D :D
Estamos a falar de realidades diferentes:
O F3U é uma modalidade desportiva CIAM agora reconhecida pela FAI e como tal depende das Federações ou de outras organizações desportivas nos termos das Leis do Desporto.

O "exame" da DMFV, Alemã não tem nada a ver com a prática de desporto federado ou até de desporto de lazer ou entretenimento.
QUALQUER PESSOA que queira pilotar um aeromodelo ou drone PODE e ( DEVE OBRIGATÓRIAMENTE, se pretender "voar acima dos 100m aeromodelos com peso á descolagem superior a 2kg mas inferior a 25kg fora dos espaços dos aeroclubes, fazer o dito "exame" designado Kenntnisnachweis ou seja: Prova de conhecimentos requeridos pelo legislador alemão necessários ao uso e pilotagem de aeromodelos
Ou seja é uma formalidade legal sem a qual ninguém pode voar modelos de mais de 2kg ou a altura superior a 100m. Isto para além dos seguros e do registo.
A diferença é que o governo da Alemanha Federal, delegou essas competências nalgumas entidades desportivas. Neste caso, na DMFV, a Federação Alemã de Aeromodelismo.
Conhecendo o cheirinho a fábrica de celulose que o famoso jardim-á-beira-mar plantado normalmente exala nestas coisas, penso que em Portugal o pessoal deveria fazer pressão no mesmo sentido ou ainda acaba tudo por ter que ir fazer uma prova teórica á ANAC e uma prova prática a uma dessas empresas de drones militares agora muito em voga, pela módica quantia de 600 a 1000 euros! :mrgreen:
A prova de conhecimentos na DMFV tem o custo de 26.50 euros. Foi quanto paguei. :)
Gilbas Escreveu:@malditoprof calculo que esse exame online apenas sirva para a parte teórica...como é que avaliam a prática do piloto? Desculpe a minha ignorância.
O exame destina-se á parte legal digamos assim.
As provas de competência prática do ponto de vista da lei, aplicam-se tanto quanto sei apenas a algumas situações como por exemplo voos sobre multidões, áreas residênciais e actividades profissionais ou outras da mesma forma que a todas as rpas com peso superior a 25kg e a outras categorias que ainda estão por especificar.
Nada disto tem a ver com o desporto. As competências para a prática desportiva são definidas pelas legislações e entidades desportivas nacionais (e internacionais).

Peço desculpa por isto ir em inglês, mas a regra é esta:

Controllers of model aircraft with a take-off mass of more than 2 kg need a proof of knowledge from 01.10.2017. Also requires a proof of knowledge, who wants to operate outside of a model airfield with air right ascent model a model over 100 m above ground.
The certificate of proof is issued by an air sports association commissioned by the Federal Ministry of Transport.
The proof of knowledge shall be based on the legal basis applicable to model aircraft and the local airspace regulations.

Da prova de conhecimentos que fiz constava :

Modules 1 knowledge proof]

unit 1 What is a model airplane?
Unit 2 Unmanned aviation system
Unit 3 toy
Unit 4 compulsory insurance
Unit 5 Permission-free model flight
Unit 6 Licensed model airplane
Unit 7 Model airplane models
Unit 8 fly
Unit 9 Further bans on flights Part 1
Unit 10 Further bans on flights Part 2
Unit 11 Further bans on flights Part 3
Unit 12 Further flight bans part 4
Unit 13 Further bans on flights Part 5
Unit 14 way rules
Unit 15 Principle of flight operations
Unit 16 Flight altitude limit / flying over 100 m
Unit 17 Flying with camera
Unit 18 Airspace structure
Unit 19 Fly by video glasses or monitor
Unit 20 alcohol ban
Unit 21 What is considered "night" in the sense of the aviation regulations?
Unit 22 labeling requirement
Unit 23 knowledge proof
Unit 24 Flying in residential areas
Unit 25 Preflight
Unit 26 Navigation / Meteorology
Unit 27 passed
Tenho uma autorização da ANAC e numas determinadas coordenadas carecem de autorização do director de um aeródromo. Sabem se essa autorização depois serve para o futuro ou se tem validade como as autorizações da ANAC e AAN?
Novo documento da EASA, sobre a discussão e preparação da diretiva europeia (prevista para 2019): https://www.easa.europa.eu/system/files ... 1-2018.pdf

Creio que esta tabela foi revista, e tem algumas alterações:

Imagem
pedroabrunhosa liked this
Esta postura estava já prevista no último NPA que conheço.

De alguma forma não conseguem enquadrar o DIY. Está razoável para quem voa abaixo dos 250g e quem voa em locais mais isolados. É um tanto ou quanto exotérico pedir á indústria que produza drones de brinquedo com hélices rombas ou arredondadas! :D (no sharp edges) No entanto a EASA tem-se mantido intransigente quanto aos 120m.
Corremos ainda outro risco; haverá países mais papistas que o papa e outros que recorrerão aos seus direitos de soberania...
A ver vamos...
  • 1
  • 142
  • 143
  • 144
  • 145
  • 146

Bem, hoje o aeroporto do Porto parece que esteve f[…]

Produto: Receptor rádio FS-RX2A Pro V1 comp[…]

Produto: Receptor rádio FS-RX2A compat&iacu[…]

Nova Build 5'' Streched

O acabamento nunca é tarde, eu acho que at[…]