By MTS
Tenho aqui uma bateria life para o comando e acontece que está com as celulas com voltagem em baixo, quando a tento carregar no balanceador dá sempre erro pois a voltagem está demasiado baixa...já vi no YT quem as ressuscitasse carregando-a como se fosse uma bateria de Niquel até atingir a voltagem das LiFe e após atingir a voltagem nominal das life parar o processo e carregar-la normalmente em LiFe ...

O que fazer? Tentar uma carga em NiMh? Mergulhar em água salgada...

Confiariam, caso recuperasse, nesta bateria para alimentar o vosso rádio?

Estou aberto a sugestões...
By MSilva
MTS Escreveu:Tenho aqui uma bateria life para o comando e acontece que está com as celulas com voltagem em baixo, quando a tento carregar no balanceador dá sempre erro pois a voltagem está demasiado baixa...já vi no YT quem as ressuscitasse carregando-a como se fosse uma bateria de Niquel até atingir a voltagem das LiFe e após atingir a voltagem nominal das life parar o processo e carregar-la normalmente em LiFe ...

O que fazer? Tentar uma carga em NiMh? Mergulhar em água salgada...

Confiariam, caso recuperasse, nesta bateria para alimentar o vosso rádio?

Estou aberto a sugestões...

Tive uma que caiu com o drone na agua e aproveitei-a para o radio. Como o radio nao tem picos e consome por volta dos 50mah ficou com esse destino.
By The_Vortex
Eu seguia vários passos só para ver o estado de saúde dela!

- Primeiro carregava-a e seguia-a de perto para ver se não inchava nem aquecia durante o carregamento
- Depois de carregada via a resistência interna.
- E por fim deixava-a carregada durante 24 ou 48h e via se ela mantinha a carga (monitorizando a carga durante essas 24/48h.
By BruSoares
Para o rádio não me parece que haja problema ainda assim ir vigiando a bateria...
Eu já recuperei um graphene que o Q200 já só a via como 3s e o iSDT carregou sem espinhas em modo lipo.
By The_Vortex
BruSoares Escreveu:Para o rádio não me parece que haja problema ainda assim ir vigiando a bateria...
Eu já recuperei um graphene que o Q200 já só a via como 3s e o iSDT carregou sem espinhas em modo lipo.

Tb me aconteceu com a minha primeira Tattu, uma das células vinhas com pouco mais de 1v e o iSDT carregou-me aquilo na boa, mas muito sinceramente nunca pensei que lipo fosse ficar boa!

Não é que seja exemplo para ninguém até porque não devemos brincar com lipos mas hoje já conta com mais de 4 ou 50 ciclos e bomba nas horas!

Imagem
BruSoares liked this
By BruSoares
@The_Vortex comigo foi igual, mas em duas células... Isso pelo que me parece não ficam bem activas depois de construídas, então a coisa ainda safa quando chegam baixas demais e depois de recuperadas... Isso impressionou-me imenso no iSDT quando o outro já nem lia uma das células, lol. Top top top.
The_Vortex liked this
By MTS
Obrigado pessoal :) ...acho que a vou tentar recuperar...deixa vêr se não pego fogo à casa! :mrgreen:

Esses ISDT's parecem-me porreiraços!
By The_Vortex
MTS Escreveu:Obrigado pessoal :) ...acho que a vou tentar recuperar...deixa vêr se não pego fogo à casa! :mrgreen:

Esses ISDT's parecem-me porreiraços!

Carrega isso a 100mah e sempre com um olho em cima da bateria!

Os iSDT são muito fixes mas ou eles mudam o firmware ou estes carregadores não vão durar muito tempo!

Eles têm a ventoinha a disparar aos 60º e à pala disso o carregador está sempre a ferver por dentro! A electrónica vai acabar por ceder!
MTS liked this
By Toshiba
Se é uma life ainda melhor. Mesmo a lipo até dava...

O truque, que não é truque é ciência é assim...

O nome das nimh, pb, life, lipo, lion , nicd, para o carregador só quer dizer numeros de voltagem.
Para o ser humano damos nomes ás coisas, então tipo por ex:
Lipo é = 3.7v nominal 4.20v carga maxima
Li-fe é = 3,3v nominal 3,6v carga máxima (não sei se é a máxima de uma life)

Ou seja o carregador tem no software numeros defenidos para carregar uma life ou lipo por default, se vir algo fora dos mininos tipo 2,8v para baixo não carrega. Desiste, assim como o max de 4.20v porque tá programado assim. É default!

Se não passaram mais de 3 dias sem a carga abaixo dos 2.8v...até pode ir aos 0,2v sim, já me aconteçeu...não pode é passar mais de uma semana senão engata e é para deitar fora...

Tens de meter o carregador em modo nimh, mas muito cuidado..o problema é esse! É que em modo nimh ele carrega cegamente...e tens de parar quando chegas aos 4.2v numa célula de lipo... paras e depois metes em modo lipo e ai já carrega porque a voltagem já subiu. No teu caso em modo li-fe.
É UMA OPERAÇÃO DE RISCO...quando chegar a passar os 4.2v paras imediatamente... esse é o truque que funciona sem riscos...depois disso é CABUM!

Fazes as contas dos 4.2v para o total de células...senão fazes uma coisa destas e usas no balance port...cuidado...não pode tocar um no outro ligado! :P
Imagem

Imagem

E carrega isso sempre balanceado!

Espero que tenha clarificado.

Eu já tive baterias de comando que tinha quase 0,2v total e era uma life de 9,9v (3s) que deixei ligado o comando 2 dias... e isso foi á mais de 5 anos...e ainda uso a mesma bateria hoje em dia...não se pode é deixar passar mais de 3 dias ou uma semana com elas a voltagem 0v...senão ganha logo vicio e morre.

Também já tive em carro RC uma lipo que a voltagem total ficou nos 1.8v e era uma 4s de 14,8v. Carregeui-a até passar dos 15v em ni-mh sempre a olhar para ela e para o carregador...e desliguei quando chegou aos 16,8v e meti em balanceado em modo lipo. Carregou e até hoje ainda a uso num carro RC. Isto foi há 3 anos...

Se tiver inchada deita fora...não vale a pena o risco!
Última edição por Toshiba em 29 jul 2017, 13:25, editado 7 vezes no total.
Pacheco, MTS liked this
Apresentação!

Epá, essa de dormir no sofá tem direitos se autor.[…]

Produto: 5x ESC / Variadores Racerstar TATTOO 35A […]

Hehe, é realmente muito grande esse rx

Meu Bichinho

Hum ok obrigado a todos relativamente ao drone and[…]