Cheerson CX-20 ou Hobbyking Quanum Nova com APM e Waypoints

178 Responses

  1. viva , e tem emissor de video ou tem de se comprar à parte ?

    • admin diz:

      Bom dia, tem de ser comprado à parte, o que inclui é apenas o rádio, quadcoptero e bateria e carregador. E por 230€ já é bastante bom, o DJI Phantom 1 oferece menos funcionalidades e custa 419€ e a bateria é apenas de 2200mah.

      Um bom kit de FPV é este: http://fpvportugal.com/qual-o-melhor-sistema-de-fpv-para-iniciar/
      Camera a Mobius é uma excelente opção que permite fazer FPV e gravar vídeo a 1080p Full HD.

      PS: Já recebeu a camera? 🙂

  2. Rui Russo diz:

    Boa noite. Existem 2 versões do Cheerson CX-20 para venda no banggood. Qual a diferença delas, Cheerson CX-20 ZERO Version Auto-Pathfinder Quadcopter RTF e o Cheerson CX-20 Open-source Version Auto-Pathfinder Quadcopter RTF?
    Obrigado pela atenção!

    • admin diz:

      Bom dia Rui, sim existem, existem até 3 versões diferentes, a Open Source, a Zero e a Fatshark, a Open Source é a melhor porque é baseada na APM, todas as restantes têm controladoras desconhecidas que não permitem alterar nenhum parâmetro nem waypoints.

      Quanto ao RTF é a abreviatura de Ready to Fly, indica que a versão está pronta a voar com tudo o que é necessário. 🙂

  3. David diz:

    Bom dia tenho 1 dúvida,tendo em conta que a minha mão preferencial é a direita, que comando vou optar left hand throttle or right,será o right certo?ou aqui mudam as regras?
    Abraços
    Continuação de bom trabalho e informação preciosa.

    • admin diz:

      Eu também sou destro (uso a mão direita mais) e uso mode 2 com o acelerador na esquerda, eu pessoalmente prefiro assim, o mais usado é mesmo mode 2, mas cada um usa aquilo que acha mais lógico e se sente mais à vontade.

      No fundo isso também não faz assim tanta diferença, é apenas a forma como está organizado o rádio. 🙂

  4. Luis Salvador diz:

    Boas pessoal, uma pergunta, no video Waypoints com um Tablet, aquele equipamento que ele tem ligado ao tablet por usb, qual é, sabem me dizer ?

    Obrigado 🙂

    • admin diz:

      Sim sei, é um radio de telemetria para APM, pode comprar aqui: http://j.mp/1tN9U5j

      A frequência usada na Europa é 433MHz.

      • Luis Salvador diz:

        Muito obrigado, vou meter na minha lista de compras 🙂 Estou em fase de adquirir o CX-20 e por esse valor vale bem adquirir 🙂

        • admin diz:

          O MinimOSD 1.1 é outra add-on que deve adicionar, talvez até mais importante que o rádio para telemetria. 😉

          O MinimOSD é um aparelho que mostra na transmissão de vídeo de FPV informações como altitude, distancia ao ponto de partida, direcção para chegar ao ponto de partida, estado da bateria, velocidade, temperatura, velocidade do vento, etc, etc

          • Fábio diz:

            Desculpe minha ignorância, mas esse MinimOSD é ligado no Drone? E outra dúvida, no video a pessoa aparece com um radio de telemetria ligado ao tablet, é obrigatorio o uso deste equipamento ou ele utilizou para aumentar o sinal de envio dos waypoints?

          • admin diz:

            Sim o MinimOSD é ligado à controladora APM. Não é obrigatório usar o kit de telemetria para ter waypoints, eles podem ser definidos por USB, mas com o Kit é mais fácil e pode receber em tempo real informações sobre a missão assim como dados como a bateria, altitude, etc.
            Além do mais esse Kit permite usar um telefone Android para definir em tempo real pontos, alterar a missão a meio, etc.

  5. Ezequiel Duarte diz:

    Boa noite

    Eu comprei um DJI Phantom FC40 na Banggood. O drone está agora a dar-me um problema que não consigo resolver e preciso de assistência técnica. Sabe-me dizer se em Portugal haverá alguma empresa que dá assistência a DJI Phantom? Já reportei o problema à Bangood e até agora não obtive resposta :/

    Muito obrigado

    • José Rosa Branco diz:

      Bom dia:

      Experimente a skyscan.pt . Foram eles que conseguiram reparar o meu cx20 que comprei no banggood e que desde o primeiro dia nunca funcionou corretamente. Eles conseguiram po-lo a voar.

  6. Manuel diz:

    Viva,
    eu já fiz a compra do Quanum Nova, enquanto estou à espera que chegue, fui vendo algumas coisas sobre telemetria e um rádio melhor.
    Supondo que pretendo instalar telemetria agora e mais tarde vir a adquirir um rádio tipo Taranis X9D e instalar o modulo EZUHF (que funciona a 433mhz) , qual a frequencia mais aconselhada para comprar agora o módulo de telemetria 3DR ?
    Há problema de usar 3DR radio a 433mhz ?
    Ou devo usar o de 868mhz (não é o de 900, porque nessa banda possivelmente vai interferir com as comunicacoes gsm aqui em portugal) ?

    Obrigado

    • admin diz:

      O múdulo de telemetria usado na Europa para APM é 433MHz, quanto ao rádio não precisa de usar qualquer módulo extra no FrSky Taranis, eu tenho um e nunca consegui sair fora do raio de controlo, ele consegue ter um alcance de mais de 2km, por isso bastante bom (e suficiente na minha opinião).

  7. Pedro Pinto diz:

    Boas, gostaria de saber se com este kit é possível utilizar um gimbal e uma Sony HDR-AS30V? Se sim com que gimbal? É de fácil montagem? Obrigado desde já malta!

  8. Pedro Pinto diz:

    Eu coloquei aqui uma questão, mas não apareceu a pergunta que coloquei uma vez que ficou a aguardar ser colocada por parte da administração, eu havia perguntado se com este kit permite colocar um gimbal para a Sony HDR-AS30V e se sim qual gimbal…?

    Obrigado desde já

  9. Manuel diz:

    Boas,
    só para dizer que adquiri este quadcopter e aprovo!
    Pelo preço, a qualidade é muito boa e nem precisou de calibrar para voar pela primeira vez!
    Excelente mesmo para quem quer iniciar
    Obrigado ao site e a este post que de algum modo me incentivou a adquirir um

  10. Almeida diz:

    Estou a pensar seriamente adquirir o Cheerson CX20, mas por outro lado o Walkera QR X350 com o comando DEVO 10 também me parece uma boa opção. Se adquirir o Cheerson CX 20 com o FrSky Taranis X9D consigo alcances na ordem dos 2Km, como promete o DEVO 10 para o Walkera? É fácil configurar tudo isto?

    O que me sugere?

    • admin diz:

      Eu tenho um CX-20 com um Taranis o alcance é de pelo menos 2km, testado por mim não no cx-20 mas noutro modelo, o FrSky taranis é um dos melhores rádios da actualidade, grande alcance e muito fiável.

      Recomendo vivamente o CX-20 em detrimento ao X350Pro, isto porque o CX-20 tem uma APM normal que pode ser actualizada com o firmware oficial da APM e o X350 Pro não, está bloqueado aos firmwares da Walkera que usam uma versão mais antiga da APM.. Além disso o preço do Cx-20 é mais baixo.

  11. Luis Filipe Silva diz:

    Boa noite. Acabei de receber um CX20 com MX+GPS RTF. Acontece que tem uma ficha de ligação para cabo USB que não sei para que serve já que quando o ligo ao portátil, apenas começa a piscar as luzes e a apitar…mas nada mais e nada acontece no pc. Além disso, quando o tentei utilizar, ao acelerar ele pende totalmente para a esquerda sem se elevar, tendo que parar sob pena dele cair mais para o lado e partir as pás… um amigo que tem mais experiência nestas coisas do que eu (andei cerca de 1 ano a aprender a pilotar com um Hbsan H107), disse-me que seria certamente do APM… gostaria que me desse uma dica sobre o que poderá estar a passar já que tentei equilibrar no comando, nas teclas próprias e apesar de melhorar um pouco, não dá para descolar ou fazer seja o que for… poderá informar-me se o que falta é fazer a calibragem do APM? Já agora, nos vídeos e fotos vejo um programa que se chama algo parecido com (…mission)… que permite programar rotas, etc., não sei como o instalar ou onde o poderei encontrar. Agradeço a ajuda. Um abraço :-9

  12. Pirata2010 diz:

    Boa Tarde. Desde já os parabéns a quem gere e administra este espaço, pois muitas das duvidas existentes são plenamente esclarecidas e dissipadas. Depois de analisar os comentários e analises aos equipamentos (drones), aqui especificados, fiquei convencidissimo em adquir o Cheerson CX-20, (Open Source). pergunto se o mesmo traz algum gimbal de origem ou efectivamente o mesmo tem que ser adquirido à parte. Se opar pelo gimbal (2 eixos) sugerido, pergunto se o comando (rádio) que vem de origem efectua o respectivo controle sobre o mesmo, e se sim, se é necessário efectuar alguma configuração especifica. Pergunto ainda vossa opinião se devo adquir o Cheerson CX-20, (Open Source) ou o Walkera X350 Pro. Um abraço.

    • admin diz:

      Antes de mais bem vindo e obrigado pelo seu comentário, é bom saber que o nosso trabalho é util, o Cheerson CX-20 APM é de facto um quadcoptero fantástico e a APM uma das controladoras mais avançadas do mundo, mas não vou recomendar se é iniciado em multirotores, é demasiado complexa e os ujtiliadores que compraram estão a ter alguns problemas que não são de fácil resolução, neste momento recomendo antes um outro modelo similar com preço também atractivo e com uma controladora muitos estável mas muito mais simples de trabalhar/alterar parametros.

      Falo mais especificamente do Flying3D X8 que permite adicionar gimbal (não vem de origem e também não vem de origem gimbal com o cx-20, tem de ser comprada à parte.
      Este modelo tem algumas vantagens em relação ao CX-20, melhor rádio (comando), com muito mais alcance (300m no cx-20 e cerca de 1km com o x8), além disso recebe no rádio informações como a voltagem da bateria (permite saber se está quase a acabar a bateria) e altitude, distancia do ponto de partida, velocidade e julgo que ainda outras.
      O software de PC é bem mais fácil de interagir que o do CX-20 APM.

      Aqui está um exemplo do software do PC que permite alterar alguns parâmetros:

      Rádio:

      Pontos negativos é o facto de não ter waypoints nem Follow me como a APM, mas para um utilizador novo essas funcionalidades são altamente desaconselhadas.

      Pode adquirir o Flying3D X8 aqui: http://j.mp/1uIkQ5P
      Use o Cupão “bestbg” para ter 5% desconto.

      PS: Sim a gimbal é controlada no rádio, tanto o CX-20 como o X8 permitem isso, no entanto o CX-20 não permite tanto configuração do controlo porque o rádio de origem não é computorizado como o do X8 (que é muito melhor).

      • Pirata2010 diz:

        Antecipadamente, os meus agradecimentos pelo detalhe e efeciente resposta. Efectivamente sou um “puro” amador/iniciado neste tipo de area, (apesar de ser um grande entusiasta). O último drone que tive foi o Parrot 2.0, (que acabou no rio, (depois de ter perdido o controle sobre o mesmo). Quando me diz que me desaconselha o Cheerson CX-20, (depreendendo que a recomendação será extensivel ao Walkera X350 Pro), é fruto do manuseamento do proprio equipamento e prestação do drone em si, ou por problemas na configuração/programação esclusiva do comando (rádio) ? Um abraço e muito obrigado por todos os esclarecimentos.

        • admin diz:

          È mesmo da configuração, manuseamento/prestação é boa e similar, mas o Flying3D X8 é bem mais fácil de trocar valores e com uma performance tão boa ou melhor que o CX-20.

          • Pirata2010 diz:

            Obrigado pelos esclarecimentos. Pergunto onde poderei ver vários tipos de gimble para efectuar a respectiva compra, (preferencialmente sem serem “motorizados”, ou seja operarem de forma manual conforme a posição do próprio drone). E qual o nome do software da imagem, (o mesmo serve exclusivamente para o drone sugerido ou poderá servir para outros ?). Um abraço e obrigado.

          • admin diz:

            Não entendi a sua pergunta, quer comprar uma gimbal?

            Recomendo esta: http://j.mp/1lRf1LK

  13. João diz:

    Boas,

    Falas em 230€, mas vejo-o a 240€ + portes, aumentou de preço?
    Em relação a encomenda não vejo forma de encomendar através de um armazem europeu…

    Obrigado.

  14. Fábio diz:

    amigo, seu blog é excelente. Por sua causa acabei comprando o cx-20. E pelo que vejo fiz uma ótima escolha. Gostaria de pedir uma recomendação. Preciso muito trabalhar com waypoints. O que preciso comprar para funcionar a transmissão de waypoints sem ser por usb. Desculpe minha ignorância no assunto. Vi que você falou sobre MinimOSD 1.1, mas acredito que precise de mais alguma coisa.

    • admin diz:

      Obrigado pelo seu comentário fábio, é necessário isto: http://j.mp/1tN9U5j

      433MHz é a frequencia usada na Europa.

      • Fábio diz:

        Muito obrigado pelos seus esclarecimentos. Esse equipamento manda sinal de GPS para que eu possa localizar o drone? Pergunto isso, pois comprei o Syma x5c e perdi, pois caiu no mato e não consegui localiza-lo até hoje, então estou muito preocupado com a localização do drone. Se ele cair em algum local escondido, como faço para localiza-lo? Existe algum aplicativo para celular que mostre o GPS? Tenho dúvida de como obter essas informações.

        • admin diz:

          Não tem nenhum localizador, o ideal é usar algo como isto: http://www.loc8tor.com/uk/everyday/loc8tor-lite-rc.html

          Se quer algo mais fácil para começar e mas barato eu recomendo antes o FLying3D X6, mais informações aqui: http://fpvportugal.com/flying3d-x6-e-x8-alternativas-ao-dji-phantom/

          PS: tenha em atenção que o CX-20 é um modelo que é muito completo mas muito complexo, requer muito conhecimento da controladora APM, não recomendo se é um utilizador novo, já o Flying3D é muito mais fácil de operar, mas em contrapartida não tem waypoints, mas tem gps e return to home, etc.

          • Fábio diz:

            Uhm. Agora eu já comprei o CX-20. Comprei pois quero usar os waypoints para sobrevoar a area onde perdi meu drone e ver se consigo localiza-lo. Comprei também esse equipamento que você falou para a telemetria, pensei que ele enviaria as informações de localização. =(

          • admin diz:

            Ele mostra a localização coordenadas de GPS na aplicação no smartphone, mas não se perder o sinal de GPS no CX-20.

  15. Fábio diz:

    Para outros usuários que estão acompanhando esse post. Achei esse tutorial na internet sobre a telemetria. https://github.com/jlnaudin/x-VTOLdrone/wiki/TUTO:-Connecting-the-telemetry-to-the-Cheerson-CX-20-(aka-the-Quanum-NOVA) Fiquei com uma pequena dúvida, eu comprei esse kit http://j.mp/1tN9U5j mas no tutorial a pessoa solda os fios e o kit parece que é só conectar na placa. Alguém sabe me dizer se irei precisar realmente soldar?

    • admin diz:

      Precisa de soldar na controladora do CX-20, é fácil de fazer isso, tem aqui mais informação: https://www.youtube.com/watch?v=jfPXQ2QzOqQ

      • Fábio diz:

        Estou vendo vários videos e acho que agora entendi o funcionamento dos waypoints. Não estou entendo qual a vantagem de utilizar essa componente externo para a telemetria se eu posso configurar as informações no computador e passar as informações para o drone via USB. Acho que esse acessorio não é o mais adequado para localizar o drone. O item que você falou http://www.loc8tor.com/uk/everyday/loc8tor-lite-rc.html valeria mais a pena do que comprar esse item para a telemetria, certo?

        • admin diz:

          Fabio tudo depende do que você pretende, se é saber as coordenados onde está o drone actual por telemetria isso é transmitido, mas nem sempre é o suficiente para localizar um modelo perdido, eu uso o Loc8tor Lite nos meus aeromodelos, é leve, barato e funciona muito bem, ajuda muito a encontrar algo perdido.

  16. Rafael Branco diz:

    Boa tarde,

    Sou novo nisto, e fiquei fascinado! Tenho uma AS30v e como já li nos comentários o Pedro Pinto também tem o mesmo problema, arranjar um gimbal para AS30v.

    Estive a ver e penso que este: http://www.banggood.com/FPV-2-Axis-Brushless-Gimbal-With-Controller-For-DJI-Phantom-GoPro-3-p-908068.html dá para a AS30v , visto que o suporte onde apoia a camera tem uma racha para pode apertar a camera por baixo com isto :http://www.americanphotoimp.com/images/image/1186/400x462_tornillo_14_15.jpg .. mas o que me questiono é se meter esta camera a estabilidade do gimbal não altera, pois é feito para a gopro..

    (Não sei se me fiz explicar bem)

    Cumps

    • admin diz:

      Bom dia Rafael, pela minha experiência com cameras sony a distribuição do peso não é nada favorável para usar em gimbals, essa pode eventualmente funcionar mas sem garantias que fique a funcionar bem.
      O peso da camera são 65g e tudo indica que possa funcionar mas como não tenho nenhuma AS30V não posso afirmar com 100% de certezas.

      • Rafael Branco diz:

        Estou a pensa encomendar o Flying 3d x8 + Gimbal Axis (o que postei em cima) e gostava de saber se aquele que metes-te ali em cima é válido por muito tempo, tem validade?

        Cumps

        • Rafael Branco diz:

          *aquele código de desconto

        • admin diz:

          Pode-me indicar qual é o código de desconto sff? Os códigos actuais estão no banner azul à direito do site, bestbg neste momento dá 8% de desconto (apenas temporáriamente, normalmente é 5%).

          • Rafael Branco diz:

            Hmm ok, esclarecido!

            Desculpe tanta questão, mas gosto de passar a pente fino o produto.

            Já li que o radio destes quadcopteros é de 2.4Ghz e se eu quiser controlar as minhas filmagens com wifi da minha AS30V vai dar interferência mas se for com 5.8GHz já não certo? Eu gostaria de saber se é possível alterar a frequência para 5.8GHz?

          • admin diz:

            Sim, para usar Wifi tem de usar o rádio de controlo a 5.8Ghz e o único rádio que existe é da DJI, provavelmente só funciona com sistema da DJI, é uma questão de pesquisar, o rádio é o usado pelo Phantom Vision e Vision+, pode ser comprado em lojas que vendam material da DJI, a StockRC ou ElectronicaRC em Espanha devem ter.

  17. Jorge Guerreiro diz:

    boas, agradeço desde já o esforço de toda a equipa que trabalha neste magnifico site.
    estou inclinado em comprar um cx20. Precisava somente de saber a que distancia pode realmente chegar este aparelho. já li que atinge 300 metros, outros dizem que vai a 500 e há tambem que o tenha feito chegar a 1km. Será que me consegue ajudar a dissipar esta dúvida. eu como leigo na materia, fico sem saber onde está a verdade. Outra situação que tenho duvida é sobre a colocação da gimbal. VI no banggoods, ser necessario cortar a parte superior da gimbal para poder aceder a parte das ligações. É mesmo assim ou esta situação já foi ultrapassada. Agradeço desde já a vossa ajuda.

    • admin diz:

      Boa noite Jorge, de origem é 300m, mas o radio de origem muitas vezes nem aos 200m chega. Quanto à gimbal não é necessário cortar nada.

  18. Franck diz:

    Boa tarde, tenho um cheerson cx-30w mas nao tinha comando é so wifi e eu queria adequirir um comando, alguem me consegue indicar onde o posso comprar?! Agradeço imenso. Obrigado

    • admin diz:

      Boa noite, não tenho a certeza se será este, mas pergunte ao vendedor, eles têm um chat que costuma estar sempre online: http://j.mp/1rYiDWc

      Vá a Ajuda e tem lá “Live Chat”, pergunte se esse transmissor funciona com o CX-30W.

  19. Franck diz:

    Ok. nao é este mas obrigado na mesma pela ajuda.

    • admin diz:

      Tem alguma imagem do correcto? Esse foi realmente o único que encontrei mas se me enviar uma imagem posso tentar encontrar o correcto.

  20. ronnie diz:

    Ola, sou brasileiro e estou proximo de adquirir um quanum nova, como vi que eh o mesmo cx20, tenho umas duvidas. O quanum nova seria o cx20 em q versao? (Zero, open source ou fatshark) tenho um phantom fc40 e acho o naza assist muito facil de configurar. Como faço pra fazer funcionar o modo follow me no quanum? Precisa de acessorios extras? O quanum nova tbm pode sofrer fly aways como os phantoms? O assistente da APM é dificil de mexer? Desde já agradeço

    • admin diz:

      Sim o quantum nova é o CX-20 Open Source. Para ter follow me e waypoints precisa do kit de rádio: http://j.mp/1r2N6z4

      Sim o Quantum nova também sofre de flyaways quando é mal manuseado, todos os modelos que usam GPS e bússola electrónica estão sujeitos a isto, deve sempre fazer as calibrações antes de voar e verificar se está tudo normal. O Assistente da APM é o Mission Planner e é fácil de entender e mexer.

  21. José Santos diz:

    Boa Noite, comprei recentemente o CX20 Open Source, posso adaptar o meu rádio da Futaba 9C com um modulo 2.4G, a este modelo? O que devo fazer só trocar o receptor? Ainda sobre telemetria, para voar por waypoints, não basta comprar simplesmente o receptor 3DR, para o Smartphone ou Tablet. uma vez que o CX20 permite a navegação por waypoints?

    • admin diz:

      Sim isso mesmo para usar o rádio da Futaba tem de trocar o receptor por um novo, quanto ao usar o smartphone tem de usar um rádio para ligar ao smartphone, o da 3DR ou clones.

  22. José Santos diz:

    Na minha caixa do drone e no manual de instruções do CX20 tem estas letras (KY) o que é que isto quer dizer, pois comprei-o como open source, será que é isso que quer dizer?

    J. Santos

    • admin diz:

      Não faço ideia José, a melhor maneira de verificar se é Open Source é ligar ao PC ao software Mission Planner, se ligar é a versão Open Source.

  23. José Santos diz:

    OK. Obrigado pelas informações.

  24. Antonio Guimaraes diz:

    Boa noite, e desde ja os meus parabens ao(s) administrador(es) por este site.
    Gostaria de adquirir um quadcoptero, mas nao sei qual. Sou inexperiente nesta materia, mas gostaria de comecar a dar mais uso a minha Gopro, visto trabalhar em televisao e ser um apaixonado por imagem.
    Tenho lido aqui sobre o Cheerson CX-20 open source, e sobre o Flying 3D X8.
    Qual e o que me aconselham? Nao queria gastar muito dinheiro, mas tambem queria uma coisa razoavel para aprendizagem.
    Obrigado a todos.
    Cumprimentos.

    • admin diz:

      Tudo depende dos objectivos a alcançar, mas se não tem qualquer experiência eu recomendava começar com algo mais barato e fácil de usar, existem no site vários artigos a recomendar isso mesmo, modelos na ordem dos 50€ são o ideal.

      Depois com alguma experiência então seguir para algo do género do X8 ou Cx-20, ambos são bons mas o X8 é mais fácil de usar, ou então o DJI Phantom v1.1.1, custa 419€ (vindo de espanha) e é melhor que o CX-20 ou X8.

  25. GoFilipe diz:

    Ola, estou praticamente decidido a comprar o Cheerson ou o Nova na HK é bastante mais caro vindo pelo UK, so queria saber como a malta tem feito para evitar gastar ainda mais dinheiro nas alfandegas? Tenho andado a pesquisar nos sites que o vendem e vem tudo pela China. Ja comprei bastante online e tenho sempre atençao ou evito completamente pagar taxas alfandegarias porque acho um abuso.
    Cumprimentos

  26. GoFilipe diz:

    Por exemplo, na efox o cheerson está a 200€
    http://www.efox.com.pt/top-seller-cheerson-cx-20-gps-auto-pathfinder-open-source-flight-controller-quadcopter-with-came-g-310862?gclid=CjwKEAjw0-epBRDOp7f7lOG0zl4SJABxJg9qpG1cZm9P9yCQDR1wk-ShopPlCvToMDqk9q1qjB6FZhoCqFjw_wcB

    Se eventualmente for parar á alfandega quando sera de taxas no total? Sera que vai fazer os 300€ da HK?

    Desde um grande obrigado. Podia ter aberto um topico no forum, mas isso ia criar mais um topico com o mesmo assunto que se calhar ja foi debatido. Mas é sempre um assunto nao muito facil de pesquisar.

  27. Silvio Cirqueira diz:

    Como faço pra ligar um FPV mini OSD e telemetria tudo junto no meu CX20, o que preciso, quais os acessórios, algum tutorial mostrando toda essa ligação.

  28. Diogo Almeida diz:

    que camera é melhor? Mobius ou Xiaomi YI?

  29. Nuno diz:

    Boas já testei dois drones mais pequenos e agora queria algo para adaptar a uma SJ400 ,pelo que estive a ler o CX20 é uma boa opção mas mandar vir da china é arriscado além que se passar pela alfandega ainda fica mais caro que mandar vir da Europa.
    Dentro do preço do CX20 será a melhor opção ou posso ter outro em consideração?
    A nível de gimbal poderia mandar vir da china, caso a diferença de preço assim o justifique.
    O meu agradecimento desde já.

    • admin diz:

      Dentro do preço e das capacidades o CX-20 é excelente opção, agora ronda os 200€ pronto a voar, dúvido que arranje mais barato na Europa, mesmo com os 60/70€ de taxas vale muito a pena.

      Link: http://j.mp/1yocMJV
      Em termos de gimbal recomendo esta: http://j.mp/1833RUA

      Barata e consegue muito bons resultados.

  30. Eric diz:

    Olá! Estou querendo comprar helices de fibra de carbono mas estou em duvida em qual comprar.. sei que no cx20 as 9443 servem mas e as 9450?
    Você sabe se tem alguma diferença entre estes dois links? uma possui a parte de cima vermelho a outr prata, nao sei se ha diferença entre elas.. obrigado!!!!

    http://www.banggood.com/Gemfan-9_4x4_3-9443-Carbon-Fiber-Self-Lock-Propellers-For-DJI-CWCCW-p-974628.html

    http://www.banggood.com/Carbon-Fiber-9443-Propeller-Self-locking-for-DJI-Phantom-2-Vision-p-917961.html

    • admin diz:

      Eu não recomendo nenhuma delas, não recomendo sequer carbono, não tem vantagem nenhum em hélices deste tamanho e só adiciona mais perigo à máquina.

      Recomendo antes estas: http://j.mp/1cWRJYe

      De fábrica vêm balanceadas de forma aceitável, são de muito boa qualidade e baratas.

  31. André diz:

    Boa Tarde. De já agradecer por este canal de tirar duvidas de pessoas iniciantes em drones. Bom comprei um cheerson cx20 no banggood sendo que tive problema no enviou e o vendedor devolver o dinheiro, ai tirando duvidas no facebook observei que no site hobbyking estava vendendo um quanum nova pelo que observei irmão dele e que você fez até observação dele. Eu comprei um Cnc Fpv Bgc 2 Eixo sem escova giroscópio W / Controller Para Câmera Gopro 3 Dji Preto no ebay e sj4000 wifi original é compativel para quanum nova? e o que você pode me dizer deste drone?

  32. André diz:

    este gimbal é bom? Cnc Fpv Bgc 2 Eixo sem escova giroscópio W / Controller Para Câmera Gopro 3 Dji Preto.
    Comprei para colocar na sj4000wifi(original)

  33. André diz:

    Este link que dizer o que? é o mesmo modelo? este do link é melhor?

  34. André diz:

    Como tinha falado antes comprei o quanum nova, pois bem qual a controladora que este drone?

  35. André diz:

    A calibração é o procedimento de girar o drone horizontal e vertical?

    • admin diz:

      o CX-20 APM é o mesmo que o Quanum Nova, recomendo que veja videos no youtube, visite o nosso fórum, tem muita informação lá.
      As calibrações devem ser feitas antes do primeiro voo, ou pode sofrer um flyaway se não o fizer.

  36. André diz:

    existe alguns videos de calibração mas é o com cheerson cx20

  37. André diz:

    O que você me recomendaria logo apos chegar o drone?

  38. André diz:

    Obrigado pela informação já baixei vários videos e alguns de calibração. Desculpa pergunta novamente. Esta calibração é só quando chegar o drone ou toda vez que eu vor voar tenho que fazer a calibração?

  39. Stéphane diz:

    Boa noite,
    Eu estou a pensar comprar a Cheerson-CX20, com gimbal (2 eixos), Xiaomi, o sistema FPV (transmissor, recetor e LCD) num total de 300€ se passar na alfandega ou 370€ na pior das hipóteses. Se não me enganei nas minhas contas.
    Acha que é que um bom negócio? recomendaria algo diferente?
    Acha que deveria também comprar um radio telemetria e o Minim OSD v1.1?

  40. Sandro Marcus diz:

    Bom dia. Pessoal, comprei um CX-20 mas ele não decola. Quando acelero e inclina para o lado e tomba. Já fiz todas as configurações de bússula e rádio. O que pode ser isso ?

  41. Renato diz:

    Sou brasileiro e cada vez gostando mas dos drones parabéns a todos os participantes que aqui estão para esclarecer nossas dúvidas.
    tenho um xc20 funcionando perfeitamente mas a questão que nunca me passou pela cabeça, tais coisas que tem que ser feita com um drone como clibrar esc, imu.O nome esc soa bem pos já estamos acostumados com eles , mas gostaria de entender o que é imu pos nunca ouvi falar e nem faso ideia do que seja ou para que serve, me parece que e um produto muito recente aqui no Brasil e não temos muitos tutoriais sobre esse drone por aqui. E o meu primeiro contato com um aparelho como esse mas achei excepcional muito estável e confiável.

  42. Carlos diz:

    Boas tenho um quanum nova (versão 2 antenas), apenas tenho neste momento instalada uma gimbal q-2d, e pretendo melhorar isto um pouco, mas estou um pouco baralhado.
    Quero fpv com uma gopro http://www.banggood.com/pt/Boscam-FPV-32CH-5_8G-600mW-Wireless-Transmitter-And-RC905-RX-Receiver-p-973288.html.
    Ok, agora pretendia telemetria, mas como ja vi aqui tanta coisa, mini osd 1.1, 3dr radio, e aqui fiquei perdido, podem explicar isto melhor.
    Obrigado

  43. Jo diz:

    Boa tarde,
    Ando interessado no Quanum Nova no hobbyking, por 250 euritos já com os portes. Acham uma boa escolha para começar a pilotar nos tempos livres e já ter algo apropriado para adaptar a minha sj4000? Obrigado

  44. André diz:

    De parabenizar pelo site que faz informações de grande ajuda para nos.
    Comprei um quanum nova site hobbyking e fui tx em 555,00 reais aqui no Brasil, comprei um controle turnigy 9X mas ainda não estou tão familiarizado com ele, pois estou tento dificuldades em controlar as configurações dele.
    Tenho feito alguns voo na garagem de minha casa para testar o tem de voo ( controle original), comprei um gimbal infelizmente não foi o que tinha me recomendado, pois ja tinha comprado. Fiz 2 testes:
    1. com bateria externa de alimentação do gimbal fez 5m.13s
    2. alimentação do gimbal foi na propria placa do drone fez 3m.18s
    obs. todos estes tempos foi parado no 1 bib de aviso.
    Tenho lido que trocando de helises e comprando dji 9450 teria um ganho de performase. esta correto? O que preciso fazer para que ele faça um tempo de voo de 10m?
    Sobre o radio turnigy 9x você tem algum video de como configurar ele deste colocando na controladora ate fazendo uma configuração para colocar o botão de 3 posição?
    De já agardeço pela sua atenção.

  45. Boa noite!!
    ando à procura deste modelo nos sites gearbest, bangood, hobbyking. está esgotado em muitos sitios menos na hobbyking. Supostamente há em stock no armazém europeu. É seguro comprar de lá? não virá na mesma da china? pagarei taxas? obrigado

  46. Guuita diz:

    Alguém tem esquema de ligação da controladora ao receptor?
    Obrigado

  47. APOLO87 diz:

    Olá. eu tenho o drone cx-20 e calibrei o no mission planner e depois disso ficou com a luzes verde vermela e alaranjada sempre intermitentes. tentei calibrar de novo e nao me deixa. como posso por as definiçoes de origem ou po lo a funcionar direito. Obrigado abraço

    • admin diz:

      Qual é o aviso que dá no mission planner? Não sou grande conhecedor de APM mas julgo que possa ser da bússola que está a sofrer interferências.
      Se precisa de mais ajuda registe-se no nosso forum que existem quem o possa ajudar melhor.

  48. sergio dias diz:

    boas tanho um cx 20 e o wardware de origem foi se sabem como o posso intalar outra vez

  49. Jonatha diz:

    Ola, comprei um CX-20 e quando decolei ele subiu bem estável, correto. Mas acabei batendo com ele. Após isso toda vez que ele vai subir ele tomba para frente. Será que ele desconfigurou? Parece que os motores detrás estão mais fortes que os da frente ai ele empurra o drone para frente. Alguém pode me ajudar?

  50. Bom dia,

    sabem-me dizer em média quanto tempo demora a vir para Portugal algo comprado na http://www.banggood.com/?p=LI16170938632012117U ?

    Estou interessadissimo neste modelo mas francamente muito receoso se este virá com problemas ou se levará com alfandegas.

    Outra questão é, o Cheerson CX20 CX-20 Open-source Version Auto-Pathfinder Quadcopter RTF trás um comando, aconselham a trocar por um melhor ? Há algo que trocariam logo à partida ?

    Peço por favor a quem já comprou neste site este modelo se teve algum problema.

    Obrigado

    Cumprimentos,
    Hugo

    • admin diz:

      Eu acho o CX-20 de origem muito completo, apenas trocaria o carregador de baterias para um melhor que o de origem é francamente mau, um imax b6ac é o ideal, baixo custo e carrega todos os tipos de baterias usadas no hobbie: http://j.mp/NRwKtQ

      Deve precisar também de baterias extra, recomendo as BlackMagic 3000mah, leves e com boa capacidade, já dão mais 1 a 2 minutos de tempo de voo a mais que a de origem: http://j.mp/1wJydpA

  51. Boa noite!
    para utilizar um comando melhor com o cx 20 o que teria de mudar no quad? é preciso trocar alguma placa?
    obrigado

    • admin diz:

      É necessário trocar o receptor e o rádio por um novo e programar o novo…

      Qual é a versão do CX-20 que tem? Tem duas antenas já no receptor que está instalado no drone ou apenas uma? Se tem só uma adicionando o novo receptor com 2 antenas aumenta o alcance para quase o dobro.

  52. Tiago Vasconcelos diz:

    Ainda não tenho nenhum, mas tenho andado a pesquisar sobre este modelo que me parece mto bom e a um preço acessível.
    Tenho é algum receio em mandar vir da hobbyking supostamente europeia. Será que é de fiar quando dizem que tem em stock europeu e vem da europa? Tenho algum receio das alfandegas…
    Tenho lido mto mau feedback desse site, que é uma desordem nas encomendas, demoram mto, mau serviço ao cliente..
    Que me diz? É seguro?

  53. Paulo Pinheiro diz:

    Boa tarde,
    Estou interessado em comprar este drone. Onde posso compra-lo a bom preço em Portugal, ou no estrangeiro mas com a certeza de não pagar taxas?
    Cumprimentos.

  54. carl diz:

    O meu (Quanum Nova) acabou de chegar da Holanda, demorou 6 dias uteis sem qq stress.
    E eu aqui no trabalho à espera de ir para casa para lhe por as mãos, uiiiiii

  55. Erasmo rosa diz:

    Olá quero saber se é possível usar o rádio do cx20 em uma apm 2.6, vi que o rádio não vem com um receptor, mas existe o receptor a ser vendido a parte e possível fazer o link entre os dois? E possível usar esse rádio em uma apm 2.6?

    Meu interesse e porque o cx20 tem RTH Fail safe.

    • admin diz:

      É possivel, mas o dinheiro que gasta nesse radio e receptor é preferível gastar ligeiramente mais e comprar algo como o Turnigy 9X.

  56. Beto diz:

    Comprei um CX 20 e veio com a controladora bigshark,fui fazer a troca dos motores por os de 920kv e acabei queimando a controladora. Pergunto se posso comprar uma open sourse globalfly e usar o mesmo módulo gps.Pois o meu fica em cima e da versão opensource fica dentro. Obrigado.

  57. graziano diz:

    Boa noite eu tenho um cx 20 mas ele não liga, esta apitando sem para, sabe como eu posso resolver este problema?

  58. Antonio diz:

    boas, estou na iminência de comprar o rebrand do cx20(NOVA), gostaria de tirar umas duvidas,
    que equipamentos preciso para a telemetria?a telemetria funciona tanto em PC,tablet ou telefone?

    ja agora,tenho uma gopro e talvez adquira o Gimball,sei que para transmissao de video preciso de emissor e receptor,mas ha alguma forma de evitar comprar o monitor?posso usar o PC directamente?

    poderia-me linkar aqui o gear que preciso para as duas situações?

    bom trabalho no site,cumprimentos

  59. Fernando diz:

    boa tarde
    sou brasileiro e tenho um cx 20, porem perdi o controle, comprei um novo na CHINA (mesmo modelo), porem não consegui fazer funcionar, o controle liga mas não aciona o drone, é possivel informar como proceder? muito obrigado

  60. Fernando diz:

    Srs. boa tarde
    sou brasileiro e tenho um CX20, porem o controle foi perdido, comprei outro do mesmo modelo na china, porem o mesmo não aciona o drone, peço se possivel informar como devo proceder para utilizar este controle novo no CHEERSON.
    Obrigado
    Fernando

  61. Eddie diz:

    Boas, desde já parabéns pelo blog e pela a ajuda dada e aconselhamento aos amantes deste hobbie.

    Tenho um quadcopter de Wltoys que comprei para aprender e neste momento estou pensar comprar o Cheerson CX-20 que baixou bastante o preço este ano. Tenho também em vista o Fly 3D X8, no entanto conforme algumas reviews no youtube verifiquei que o X8 não é tão preciso no que toca ao GPS RTH e a localizar satellites é mais fraco que o CX-20 apesar de ter um rádio melhor que o do CX-20. Por isso estou mesmo inclinado para o CX-20 open source para mais tarde fazer upgrades FPV, Follow me e usar waypoints.
    De começo quero adquirir o cx-20 RTF + Gimbal 2d(mais económico possível e + leve) para usar com SJ4000.

    Vi este gimbal na banggood o mais barato:
    http://www.banggood.com/FPV-2-Axis-Brushless-Gimbal-With-Controller-For-DJI-Phantom-GoPro-3-p-908068.html
    Mas achei um pouco pesado e nos videos que vi no youtube chega a 5 ou 6 min de voo com baterias de 2700mAh. Alguém saberá outros gimbals mais económicos ou pelo mesmo preço mais leves e funcionais no CX-20 ?

    Será que posso usar uma bateria de 5000 ou 5200mAh no CX-20 ? onde comprar?
    Outra questão que tenho é , para economizar no FPV em vez de comprar o monitor fpv e o kit completo existe alguma forma de usar um smartphone android + recetor no radio e transmissor no cx-20? se sim quais as vantagens/desvantagens.
    é que vi o kit FPV que vocês aconselham aqui e achei o monitor muito caro, cerca de 100 e tal euros.

  62. Carlos Ferreira diz:

    Viva,

    Tenho um quanum nova recentemente e ao ligá-lo ao Mission Planner ele perguntou se queria actualizar para uma nova versão do ArduCopter. Não sei se devia e então não fiz. A actualização pode ser feita à confiança ou existem versões que não funcionam bem com o Quanum Nova?

    Obrigado

    • admin diz:

      Não é recomendado actualizar, aliás muitos utilizadores depois de actualizar ficaram com a máquina instável.

      • Obrigado pela resposta. Não actualizei. E também não fiz nada com o Mission Planner, porque me parece que dá para tanta coisa que assim do nada é confuso.

        No entanto e agora após alguns “voos” estou com dificuldade para desbloquear os motores (por vezes não desbloqueiam). E quando voa noto que não é um voo com muita estabilidade. Do género, a subida não é propriamente na vertical certinho… Manter-se sempre naquele lugar também não é fácil. Será das quedas que deu?

      • Obrigado. Não fiz a actualização. No entanto e após alguns voos e também muitas quedas, o CX-20 não me parece mt estável. Na maioria das vezes não desbloqueia os motores (não faço ideia pq), e quando voa sobe não muita na vertical, e tem dificuldade em se manter estável no mesmo lugar.

  63. Henrique Neves diz:

    Bom dia. Gostaria de saber se o cheerson cx20 só consegue ter um alcance de 300mtos ou poderá existir alguma coisa onde poderá aumentar a distância. Obrigado

    • admin diz:

      O primeiro modelo sim, os novos já têm mais alcance, mas mesmo 300m já é uma distância considerável. Mas para ter mais alcance tem de trocar de sistema de rádio que fica em pelo menos ~130€, isto para ter mais de 1km, por isso mais vale deixar esta como está. Ou então trocar o receptor apenas caso o seu seja da primeira versão. O da segunda versão dá até uns 500m.

    • MGFDP diz:

      admin, há forma mais barata de obter longo alcance mas barata.. requer é algum DIY incluindo uma soldagemzita ou outra. É usar um amplificador de 2.4GHz: http://www.gearbest.com/rc-quadcopters-parts/pp_179337.html , bec e bateria extra.

      Mas ainda assim, além do trabalho, é coisa para gastar-se $40-$50, talvez mais um pouco, consoante descontos e se já há bateria [2S/3S] a mais que dê para usar ou não.

      Pesquisando no youtube por cx-20 transmitter lrange mod encontra-se um tutorial sobre isto.
      CX-20 é boa máquina para quem está disposto a fazer mods, e nisto inclui-se o radio. 🙂

      • admin diz:

        Não digo que não, na verdade a ampliação de sinal funciona sempre mas não a considero ideal, é preferível para isso usar frsky e um receptor l9r, ficas logo com 5km+ de alcance, mas vale a pena? Na minha opinião não, o novo cx-20 já tem um alcance de 500m que é mais que suficiente para o que é, aliás 500m já nem o vês.

  64. Alexandre diz:

    Boa noite… Estou adquirindo um cx20… Gostaria de saber como posso saber a versão do quad. Verão de 300 m. Ou a segunda versão de 500 m.

  65. Alexandre diz:

    eu tenho um cx 20 versão big fly shark, gostaria de saber se a calibragem e da mesma forma do open shark.
    Também queria saber se nessa versão tem como colocar um controle tuning 9x com receptor fly shark ?
    tem como eu mudar a placa controladora dessa versão para uma placa apm ? teria que mudar mais algo para funcionar o cx 20 ?

  66. Alexandre diz:

    desculpe.. * open source

  67. filipe diz:

    boas
    tenho um cx20 mas ele so desbloqueia na primeira vez que ligo a bateria depois quando bloqueia já na da para desbloquear

  68. António Almeida diz:

    O meu CX20 já teve algumas quedas( quando estava a iniciar) pelo que a shell está em mau estado. Estava a ver a possibilidade de passar o cx 20 para uma frame do S500 ou até mesmo uma do DJI F450. O que acha?
    É um processo difícil?
    Obrigado

    • admin diz:

      Não diria difícil mas tenha em atenção o peso extra de um frame desses, se o s500 não for muito pesado opte por esse, senão um frame 350 era o ideal para permitir hélice 9″e ser leve.

  69. Luis Ferreira diz:

    Boa noite
    Estou a iniciar neste mundo dos drones e queria comprar já uma coisa melhor para não estar a comprar agora um modelo e depois outro melhor. Gostei muito deste cx20 mas tem se dito aqui que não é indicado para novatos. Porque?
    Visto nunca ter mexido num drone não aconselham este?
    Este drone já tem uns anos, há algum equiparado mais recente ou este continua atual?
    Qual a melhor opção a este modelo?
    Favoreço o tempo de voo a distância e usar uma sj4000. Alguma opção melhor?
    Parabéns pelo fantástico trabalho
    Obrigado

    • admin diz:

      Basicamente porque isto não é plug and play, requer must estudo. Recomendo que passe pelo fórum fpv portugal para entender melhor o que quero dizer, existe um tópico dedicado ao cx20 com muita informação.

  70. jorge mendes de oliveira diz:

    OLÁ AMIGOS. NECESSITO DO ESQUEMA (FIAÇÃO) PARA CONECTAR O GPS QUE VEM NO CX-20 (OPEN SOURCE) Á PLACA ARDUPILOT 2.6 QUE COMPREI. A PLACA CONTROLADORA BRANCA QUE VEM NO CX-20 DEU PROBLEMA E TENHO QUE FAZER A SUBSTITUIÇÃO.
    TENHO QUE TROCAR O CONECTOR PRETO QUE ESTÁ NO GPS POR UM CONECTOR PEQUENO 5 VIAS BRANCO QUE SE ENCAIXA NA PLACA ESCURA 2.6
    PODEM ME AJUDAR?

  71. alex diz:

    ola pessoal, comprei uma drone cx 20 nova de um amigo e ele liga funciona voa mas nao permanece com a luz de gps ligada, meu amigo o desmontou uma vez e acha que nao colocou o cabo no lugar certo, alguem pode me ajudar?

  1. 11 Junho, 2014

    […] 3º Cheerson CX-20 (ou Hobbyking Nova, são o mesmo), usa uma controladora APM 2.5.2, permite waypoints sem adição de hardware, tempo de voo de cerca de 14minutos e baterias extra muito baratas, pode ser comprado por apenas ~230€ aqui. Mais informação aqui: Cheerson CX-20 ou Hobbyking Quanum Nova. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *