Porque e que as minhas encomendas param na alfandega?
Bem, há muitos motivos, eu vou explicar os principais e que forma podem assim evitar que parem tanto, a alfandega e algo complexo em termos de funcionamento e a grande parte das dicas que aqui vou partilhar são com base nas minhas experiências de encomendas online, como tal devem ser entendidos com isso mesmo, opiniões pessoais com base em experiências. Indo agora directo a lista de motivos:
– Peso e tamanho: bem este e um dos principais motivos porque uma encomenda para na alfandega, especialmente o tamanho, algo grande chama a atenção e por isso tem sempre mais tendência a parar. Assim como algo enviado numa caixa também, num envelope normalmente não costuma parar.
– Preço total da encomenda: Uma das coisas mais importantes que os compradores (importadores neste caso) se esquecem e do preço, caso a encomenda tenha custado mais de 22 euros e esteja declarada como tal ira ter grande probabilidade de parar, alem disso declaraçoes de valores falsos não evitam que pare na alfandega, a descrição da declaração também e bastante importante, descriçoes como “smartphone”, “phone”, “laptop”, “tablet”, “camara”, etc são descriçoes que aumentam o risco de para na alfandega, isto porque estes produtos sao produtos caros, logo mesmo que na declaração de valor diga 21 euros para um smartphone existe grande probabilidade da alfandega nao acreditar e mandar parar a encomenda para pedir mais informação ao comprador
– Tipos de envio: Falo especificamente dos envios do tipo registado, sem registo ou envios expresso, os envio expresso tem sempre mais tendência a parar devido ao facto de o custo do envio em si ser elevado e o limite de isenção ser 22 euros. Quanto ao envio registado contra o não registado, um sem registo tem sempre muito menos probabilidade de parar.
– Origem da encomenda: A origem da encomenda também influencia se pode parar ou não, encomendas vindas dos USA são as que mais param na alfandega, já as vindas da China e Hong Kong não tanto devido ao facto de se conseguir comprar imensas coisas abaixo de 22 euros já com envio, coisa que não e tão fácil vindo dos USA.
– Tipo de objecto: tal como a origem o tipo de objecto também influencia se pode parar ou não, existem materiais ou líquidos que são ilegais em Portugal e a alfandega procura por isso, coisa como electrónica ou plásticos normalmente não são grande alvo de inspecoes, já se for algum tipo de liquido ou baterias já funciona de forma diferente. Todas as encomendas passam por um scanner que detectar materiais que possam ser ilegais ou estranhos para que sejam posteriormente analisadas detalhadamente, por isso se esta a pensar encomendar algo que seja ilegal cá em Portugal pense melhor. Armas brancas são facilmente também detectadas pela alfandega no scanner.
Em actualização.